Livros, Resenhas

‘Lendo e Relendo’ Divergente – Livro 01, Veronica Roth.

Olá,

No meio da avalanche de séries distópicas, Divergente se destacou mundialmente e irá ser mais um Best-Sellers a ganhar uma versão cinematográfica (espero que digna e fiel ao livro) prevista para março de 2014. Vai demorar e nos deixará curiosíssimos com o que será feito, porque é sempre emocionante ver os personagens ganhando rostos, os atores serem selecionados é tão bom quanto ruim em muitos casos, o primeiro poster, o primeiro trailer e assim por diante. Aqui em baixo esta a lista atualizada dos atores já confirmados. (fonte: Divergente Brasil)

Essa resenha está muito, mas muito mesmo, atrasada! Eu li Divergente em setembro do ano passado e queria ter feito uma resenha para o blog, mas como eu estava estudando forte para o vestibular ficou difícil. O que me fez escrever essa resenha foi o convite para ajudar no Evento Nacional de Lançamento de Insurgente, a continuação. E eu gostaria de agradecer ao Allison Andrade e a Jenifer Costa pelo convite porque eu realmente amo essa trilogia.

Divergente – Divergente – Livro 1 – Veronica Roth

“Numa Chicago futurista, a sociedade se divide em cinco facções – Abnegação, Amizade, Audácia, Franqueza e Erudição – e não pertencer a nenhuma facção é como ser invisível. Beatrice cresceu na Abnegação, mas o teste de aptidão por que passam todos os jovens aos 16 anos, numa grande cerimônia de iniciação que determina a que grupo querem se unir para passar o resto de suas vidas, revela que ela é, na verdade, uma divergente, não respondendo às simulações conforme o previsto.

A jovem deve então decidir entre ficar com sua família ou ser quem ela realmente é.

E acaba fazendo uma escolha que surpreende a todos, inclusive a ela mesma, e que terá desdobramentos sobre sua vida, seu coração e até mesmo sobre a sociedade supostamente ideal em que vive.” Sinopse via Skoob.

Em Divergente é apresentada uma sociedade que se dividiu em 5 facções que prestigiam uma virtude cada. Cada facção tem seus costumes, seu modo de vestir, um jeito de cumprimentar, uma tarefa para toda a sociedade, mas nem tudo é perfeito. Se após fazer um teste, por exemplo, foi indicado que você é muito corajoso e que a melhor escolha é trocar sua facção de nascimento e começar um novo caminho na facção da Audácia? E se seu resultado foi indeterminado, divergente? E se essa sociedade ideal vive em uma trama politica silenciosa? Beatrice terá que procurar respostas para essas e muitas outras perguntas, além de enfrentar as consequências de uma escolha muito perigosa.

Tris (Beatrice) é muitas vezes fria e até chega em alguns momentos a ser cruel, acho que são coisas que diferenciam ela de uma heroína comum. Entre todo perigo que ela sofre pelos companheiros de facção, ela se ver intrigada pelo seu instrutor. Tris vai ter que esconder sua divergência, entender seus medos, sobreviver ao treinamento, se desfazer emocionalmente da sua família e sofrer um grande golpe no final dessa trama. Esse livro nos deixa com gosto de mais no final e os olhos carregados de lágrimas.

É uma trilogia incrível e me conquistou numa fase em que eu achava que o modismo que Jogos Vorazes iniciaram não grudaria em mim. Eu li outras distopias, mas nenhuma me deixou tão centrada e até pensante demais… Eu fiquei pensando na história muito tempo depois e eu comecei ler Insurgente em inglês mesmo e eu sou péssima nisso!

Para quem estiver interessado sobre noticias da série, do filme, outros fãs de Divergente em Manaus, no Facebook tem um grupo que eu participo. Para quem quiser participar, clique aqui! O Evento irá ser dia 20/04 ás 16:00 h na Saraiva. Assim que sair o banner, eu divulgarei aqui no blog.

 

Muitos beijos e espero ver todos no evento, tchau!!!

2 thoughts on “‘Lendo e Relendo’ Divergente – Livro 01, Veronica Roth.”

Gostou? Não gostou? Deixe seu comentário, vamos ficar muito felizes em respondê-lo!

