Livros, Resenhas

‘Lendo e Relendo’ A Trilogia do Mago Negro Vol. 03 – O Lorde Supremo, de Trudi Canavan.

O-Lorde-Supremo - Banner

 

AVISO: Este post contém spoilers dos três livros da trilogia.

Chegou o fim dessa fantástica trilogia!

Eu sei que enrolei para ler esse livro. Desde que li A Aprendiz já estava muito ansiosa para ler O Lorde Supremo, mas achei melhor esperar baixar um pouco para que não começasse o livro com expectativas demais. Muita expectativa as vezes estraga uma boa leitura.

 

O Lorde Supremo – Trilogia do Mago Negro – Livro 3 – Trudi Canavan

“Na cidade de Imardin, onde aqueles que têm magia têm poder, uma jovem garota de rua, adotada pelo Clã dos Magos, se encontra no centro de uma terrível trama que pode destruir o mundo todo.

Sonea aprendeu muito no Clã, e os outros aprendizes agora a tratam com um respeito relutante. No entanto, ela não pode esquecer o que viu na sala subterrânea do Lorde Supremo — ou seu aviso de que o antigo inimigo do reino está crescendo em poder novamente. Conforme Sonea evolui no aprendizado, começa a duvidar da palavra do mestre de seu clã. Poderia a verdade ser tão aterrorizante quanto Akkarin afirma? Ou ele está tentando enganá-la para que Sonea o ajude em algum terrível esquema sombrio?” Sinopse via Skoob.

Em O Clã dos Magos, conhecemos Sonea que é expulsa com sua família da pensão onde moravam no dia da purificação e se vê de volta as favelas. A purificação que ocorre uma vez por ano é o modo como o Rei de Imardin limpa as ruas dos ladrões, mendigos e nesse ano expulsa pessoas de pensões super lotadas. Quem faz a tal purificação são os magos do Clã de Kyrilia que são vistos como poderosos e até vilões para os favelados. A purificação a muito passou a ser um costume, mas que ser um ato de limpeza, pois durante o livro descobrimos que os ladrões mesmo tem seu modo de entrar na cidade. Nessa dia, Sonea com raiva e desprezo joga uma pedra contra os magos e surpresa das surpresas, ela acerta a pedra. E é a parti daí que se incia uma grande perseguição  a essa maga não treinada e o inicio da estória de Sonea… O primeiro livro foi para mostrar a situação em que Sonea cresceu, o Clã, os outros personagens (a estória toda é narrada em 3ª pessoa) que tem papeis importantes na montagem da trama, os termos, os costumes. No fim, Sonea é aceita no clã e será treinada por Lord Rothen e Lorde Dannyl ganha o título de Embaixador. E o mais importante, descobrem que o Lorde Supremo do Clã usa magia negra.

No 2º livro, A Aprendiz, Sonea tem que enfrentar muitos problemas. Além de ter que guarda o grande segredo sobre o Lorde Supremo, Sonea não é aceita pelos outros aprendizes por causa de sua origem. Para sermos claros, ela sofre bullying! Ela sempre tem que está tomando conta de suas costas e se defender de mentiras que ficam lançado sobre ela. E é quando você acha que as coisas estão ruins, elas ficam piores. Akkarin, o Lorde Supremo, descobri que tanto Sonea, Rothen e Lorlen sabem que ele utiliza magia negra e toma a guarda de Sonea para manter os outros dois quietos. E é nesse livro que se tem um pouco de romance! Nada de mais, mas foi uma graça ser pega de surpresa (leiam, eu não vou contar!). Terminamos esse livro com Sonea vencendo alguns obstáculos, mas ainda refém de Akkarin. É interessante falar que Dannyl ‘descobre’ que é homosexual (é inaceitável em Kyralia) e tem várias aventuras atrás de o que seria magia antiga.

Finalmente, depois dessa volta aos dois livros… Nesse ultimo episódio da trilogia temos muitas revelações! Eu já tinha uma ideia de qual seria a verdadeira estória de Akkarin, mas não sabia o quanto Sonea se desenvolveria nesse livro. E quando achei que o par romântico dela era um e, bum!, não era! Sonea e Akkarin são expulsos do clã, após os outros magos descobrirem que Akkarin era um praticamente e suspeitavam dele ser o responsável por mortes ritualísticas que aconteceram na cidade. Eu sempre achei as lutas dos magos muito paradas e aí quando se desenrola a guerra  foi muito bom. As lutas, as mortes, as estratégias. O final foi triste, mas eu não chorei pelo Akkarin, mas pela Sonea quando descobri que ela estava grávida! Sei que é spoiler, mas é essencial eu dizer isso aqui! E Sonea realizou seu sonho e levou o poder dos magos a favela e mesmo não sendo um final cor de rosa foi um bom final! Dannyl terminou ainda escondendo sua homossexualidade dos kyrilianos, mas não era segredo para ninguém em Elyne, onde era embaixador, que ele tinha um caso com Tayend (um verdadeiro rato de biblioteca).

Eu realmente amei essa trilogia, enviei um e-mail a editora perguntando se eles iriam publicar as outras séries da Trudi Canavan e a resposta foi que eles estavam recebendo muitas mensagens para que sim e que estariam levando ao setor responsável. Espero que eles publiquem! A Editora Novo Conceito tem todo um cuidado com o livro, quem já viu os livros sabe que eles são enormes, mas leves, com a página fina e amarelada, as capas bem trabalhadas.

Eu recomendo mesmo essa série ou qualquer trabalho da Trudi. Sei que alguns reclamam que ela enrola demais na 1ª parte do 1º livro (eu reclamei mesmo!), mas é você dá a chance para um livro que ganhou prêmios e é um fenômeno internacional! A trilogia é brilhante, a escritora promissora e tenho certeza que quando terminar você vai querer também saber sobre os próximos magos da Trudi.

 

 

Trudi Canavan publicou sua primeira história em 1999 e recebeu um Aurealis Award na categoria de melhor conto fantástico. Sua série de estreia, A Trilogia do Mago Negro, a tornou sucesso internacional, e todos os três volumes da trilogia Age of Five foram best-sellers do Sunday Times. Trudi Canavan vive com seu companheiro em Melbourne, Austrália, e passa o tempo tricotando, pintando e escrevendo romances campeões de vendas.

www.trudicanavan.com

Beijos, May.

P.S.: Leiam!

23 thoughts on “‘Lendo e Relendo’ A Trilogia do Mago Negro Vol. 03 – O Lorde Supremo, de Trudi Canavan.”

  1. Ja comprei os 3 livros ainda nao li nem um kkkkkkk Mais sempre leio suas resenhas sobre ele e sempre ficou com aquela vontade louca de ler, porem eu tenho que termina um livro para começar outro, se nao eu fico meio paranoico ( sou um pouco louco ) mais assim que termina de ler O Corcunda de Notre de Dame irei iniciar a leitura Programada dessa serie( obs: minha programação nunca sai como eu desejo ) mais enfim Adorei May sua resenha, aguardando as proximas u.u

    Curtir

  2. Mayara, eu acabei de ler o 3º livro e achei que a autora deixou alguns assunto muito abertos, como o que aconteceu com o Takan depois da morte do Akarrin e como ficou o Regin depois que o Clã voltou ao normal. E eu também não me lembro do que aconteceu ao lorde Sarrin (mago supremo de Alquimia). A história da Savara também ficou muuito aberta! Confesso que fiquei meio decepcionada pela Trudi não ter explicado melhor o que aconteceu com eles, principalmente com o Takan. Mas no geral, gostei muito da trilogia!!

    Curtir

    1. Entendo totalmente o seu ponto, Amanda!
      Essas enormes brechas podem ter acontecido por ter sido o primeiro livro dela escrito, mas pelo que eu vi do site dela as outras séries vão cobrindo essas brechas. Só lendo para saber!
      Que eu me lembre Lorde Sarrin morreu… Mas quem não morreu nessa guerra final!
      Beijos, May.

      Curtir

    1. Eu também amei, amei mesmo! Pelo que eu saiba termina a estória aí mesmo. Massssssssssssss ela tem outras séries dentro do mundo dos magos! Entra no site dela (está no final do post) e dá uma olhada, qualquer coisa me contata!!!
      Beijos…

      Curtir

  3. Espero sinceramente que algo recompensador aconteça na trilogia seguinte. Caso contrário O Mago Negro se tornará tão decepcionante para os fãs, que poderá abalar a credibilidade da autora. Na minha opinião, a autora conseguiu estragar toda a trilogia nos últimos capítulos.

    Curtir

    1. Sabe, que eu gostei bastante do final. Acho que a morte do Akkarin foi essencial para o fim da trama. Afinal o ponto crítico da estória não era o romance e sim as diferenças sociais e culturais de todos os reinos envolvidos. Eu diria até que A Trilogia do Mago Negro seria nada mais que uma introdução para as séries seguintes. Ficaram muitos mistérios a serem desvendados, mas conhecemos fatos que desencadearam e desencadearão fatos importantes.

      Bjos, May.

      Curtir

    2. Eu também não gostei do final, mas eu não acho que isso tira a credibilidade da autora. Pra mim, os dois primeiros livros e grande parte do terceiro foram incríveis. Ficaram algumas brechas no final, mas o que me incomodou mesmo foi a morte do Akkarin por dois motivos. O primeiro e menos importante é um motivo pessoal de que ele era meu personagem favorito. Segundo porque a Sonia já sofreu a história inteira, ela precisava de um final feliz. Depois que o Akkarin morreu, eu fiquei tão afetada que eu tive que ler o resto do livro duas vezes, pois eu perdi completamente o foco.

      Curtir

      1. Oi, Aline!
        É uma trilogia incrível, o final nada desmancha o enredo fantástico. De fins ruins, a literutura está cheia!
        Depois desses anos pós fim, eu me conformei com a morte do Akkarin. Principalmente depous que soube que há uma outra série com foco no filho dos dois. Adoraria que a editora desse continuação a publicação dos livros da Trudi.
        Beijos, May.

        Curtir

  4. Eu acabei de ler o ultimo livro agorinha ‘-‘
    e estava pensando de procurar pela rede se tinha algum indicio de ter uma continuação fiquei extremamente abalado com a morte de Akarim e com Sone tendo um filho dele meu deus ><
    que final
    não pode tem que ter mais coisa….
    T.T

    Curtir

    1. Eu te entendo!!! Fiquei chocada quando o Akarim morre… Pior que meu lado sentimental só conseguiu absorver a morte dele quando a Sonea descobre a gravidez. E vou te dizer algo, que sempre digo pra quem é fã e quer ler mais sobre esse mundo, mande email para a editora perguntando, dando sua indicação e pedido por mais da Trudi! Se depois de todos esses anos, eles ainda não perceberam a gama de fãs apaixonados, só esfregabdo na cara mesmo.
      Beijos, May!

      Curtir

Gostou? Não gostou? Deixe seu comentário, vamos ficar muito felizes em respondê-lo!

