Livros

Especial do Mês #01 – Richelle Mead (Biografia do Autor)

Especial do Mês - Richelle Mead

Boa noite, meus docinhos!

Como prometido, esse mês tem coluna nova e o primeiro assunto vai ser sobre a escritora Richelle Mead. Quando me  propus a fazer a coluna, pensava em falar com mais liberdade sobre séries e escritores que eu gosto de ler, sem a necessidade do livro estar ou não publicado aqui no Brasil. Contudo, como explicarei mais adiante, a Mead foi um dos marcos de grande importância nesse meu louco vício que é ler, e espero que os que ainda não conhecem o seu trabalho brilhante o façam imediatamente.

Antes de sugerir o tema, eu ainda não tinha em mente que faria o evento ENCONTRO DE FÃS RICHELLE MEAD – MANAUS. E, bem, vai rolar evento, sendo que esse vai ser um esquenta, ou uma reunião à parte de quem não poderá comparecer e/ou está em outros estados. Adiante, irei colocar a biografia dela aqui, explicarei meu contato com a escritora e algumas coisas que são evidentes em seus personagens, bem como as características marcantes da escritora. Quem quiser pular a biografia em si não irá perder muita coisa, pois vou deixar a fonte pra vocês. E se houver alguns errinhos na tradução já estou pedido mil perdões!

Tradução do blog Silêncio Contagiante:

“Sobre Richelle: 

De escorpião, Richelle Mead é uma escritora best-seller do New York Times e USA Today de livros urbanos de fantasia para adultos e adolescentes.  Originalmente de Michigan, Mead vive hoje em Seattle , Washington , onde trabalha em suas três séries em tempo integral. Antes de se tornar escritora, considerou algumas carreiras diferentes. Ela recebeu um diploma de artes liberais da Universidade de Michigan, um mestrado em Religião Comparada pela Western Michigan University, e um Mestrado em Ensino (Médio e Fundamental) pela Universidade de Washington. No fim, ela decidiu que escrever era o caminho para ela, mas acredita que toda sua educação a preparou para isso.

Uma leitora ao longo da vida, Mead sempre teve um fascínio particular por mitologia e  folclore. Quando finalmente consegue se desgrudar dos livros – tanto dos que lê quanto dos que escreve –, diverte-se assistindo a reality shows, viajando, testando novas misturas para seus coquetéis e comprando roupas que nunca chegará a usar. Apreciadora compulsiva – e assumida – de café, ela trabalha principalmente à noite e tem uma paixão por tudo que é bizarro e cômico. 

Suas séries adultas são publicadas pela Kensington Books. A série Georgina Kincaid (A Canção do Súcubo, O Poder do Súcubo, O Sonho do Súcubo, O Calor do Súcubo) conta a estória bem-humorada e de partir o coração de uma súcubo relutante em não poder tocar o homem que ama sem causar efeitos colaterais terríveis. Apesar disso, ela precisa lidar com a equipe de gestão do Inferno e as muitas ameaças sobrenaturais que vêm em sua direção. A série Dark Swan de Mead (Filha da Tempestade e Thorn Queen) segue Eugenie Markham, uma xamã free-lancer que luta contra fantasmas e fadas que se esgueiram para o nosso mundo vindos do Outro Mundo. Quando uma profecia alarmante de repente faz dela objeto de desejo de cada criatura do Outro Mundo, Eugenie precisa se esquivar de seus avanços e ao mesmo tempo lutar contra um poder obscuro crescendo dentro dela.

A série YA (Jovem Adulto) de Mead, Academia de Vampiros, é publicada pela Razorbill Books (Penguin) e, até agora, contém O Beijo das Sombras, Aura Negra, Tocada pelas Sombras, Promessa de Sangue, Laços de Espirito, série best-seller do New York Times e USA Today, que ganhou honras do American Library Association e foi traduzida para 30 idiomas. Segue-se à guerra entre duas raças de vampiros, vivo e morto-vivo. Rose Hathaway, uma meio-vampira de 17 anos, treina para ser uma guarda-costas para os vampiros vivos, e tem sua vida complicada pelos perigos que a envolvem, bem como um ilícito romance com seu professor.” 

Fonte: Richelle Mead

A bio está ultrapassada, como os que leram notaram! Coloquei para deixar as coisas registradas…

Meu primeiro contato com a escritora foi em 2009. Eu estava andando pela Saraiva e me deparei com uma capa linda. Vocês já devem ter sacado que foi a capa de O Beijo das Sombras, a 1ª Edição, que é aquela capa da porta com uma jacket da capa do terceiro livro americano. Não comprei na hora, foi um dos poucos momentos em que me segurei para não comprar um livro. Mas, assim que viajei na semana seguinte para São Paulo, foi a primeira coisa que comprei… Kkkkk!

Acabei me apaixonando pela série, e acabei lendo os livros que não foram publicados, ou quando demoravam em inglês, e algumas vezes em traduções que nós encontramos por aí. Não me orgulho disso! Tenho muito orgulho, no entanto, de dizer que me apaixonei pela capa antes de ler o livro, e que uma boa arte atrai o olhar do leitor. As editoras, inclusive, deviam investir, sim, nas capas dos livros. Um pouco depois de ter lido O Beijo das Sombras, comecei a devorar a série Georgina Kincaid, em e-book, e não parei mais.

A Academia de Vampiros foi uma das primeiras séries YA Sobrenatural que eu li, e Georgina Kincaid foi minha primeira série Erótica Sobrenatural. Posso afirmar de coração aberto que eu comecei por um dos melhores. E foi tão prazerosa a leitura desses gêneros que eu não parei de ler sobre o tema. É claro que com isso vem a experiência, e que muitos deles foram leituras desgastantes e até ruins. Mas essa é a vida de um devorador de livros, somos compulsivos em ler sem vergonha nenhuma.

Uma das coisas que eu mais gosto na Richelle Mead é que em seus personagens há muitas características suas. Muitos escritores também fazem de formas iguais ou mais sutis. Podemos ver, por exemplo, uma vendedora de livraria reprimida em Mead através de Georgina; uma leitora insaciável tanto em Georgina quanto em Sidney de Bloodlines; ou uma mulher centrada como Eugenie o é; uma viciada em café como muitos dos seus personagens são; uma comediante nata; uma adoradora de gim-tônica, et cetera. Vou abordar isso mais profundamente no relato de cada série.

Por enquanto é só, mas semana que vem tem mais. Espero que vocês que conhecem o trabalho da Richelle venham comentar e debater comigo nas próximas semanas. E para os que não a conhecem, providenciem seus exemplares!

Beijos, May.

P.S.: Leia Allison!

Revisão: Felipe Vlaxio

5 thoughts on “Especial do Mês #01 – Richelle Mead (Biografia do Autor)”

        1. Na verdade, como são muitas séries, eu não irei me aprofundar em nenhuma. Então, vai ser mais um breve resumo da história dos primeiros livros e vou falar sobre o filme. Parece pouco mais são 5 séries e quero fazer uns jogos. Gostaria muito que você fosse… Vou te mandar uma mensagem em in box!

          Curtir

Gostou? Não gostou? Deixe seu comentário, vamos ficar muito felizes em respondê-lo!

