Livros

Dica da Semana #02 – Marca texto ou Post-it?

Oi,Dica da Semana #o2

Quando eu iniciei a minha compulsividade por leitura, eu não sabia daquelas regras básicas: não use a orelha para marcar, não vire completamente a texto, não escreva no livro… Eu tive que aprender na marra isso e muitas vezes no grito. Sim, eu tive amigas que gritavam quando viam o que eu fazia de primeiro com meus livros.

O legal é que eu só tenho dois livros que eu risquei e usei marca texto, um é Crepúsculo e o outro eu não lembro. Se me perguntarem do porquê eu escrevia nos meus livros, eu responderei: associação! Eu faço muita associação, as vezes uma frase me lembra de outra lá atrás, fazendo-me entender o processo da narrativa e do enrendo, e por fim depois de muito tempo como leitora acabei desvendando livros inteiros ao ler dois capítulos.

Uma coisa que eu lembro bem é de adorar passar marca texto nas frases que eu achava importantes e poéticas. Ao emprestar meus livros, muitos dos amigos perguntavam o porquê de estar marcado ou falavam que eu não deveria fazer aquilo com meus livros. Comecei a notar que aquilo chamava muita atenção desnecessária e que talvez aquela citação não tivesse tanto significado para o outro como tinha para mim.

E foi aí que me deparei com o canal literário da Tatiana Feltrin e um vídeo sensacional, onde ela fala sobre parar de marcar os livros com marca texto devido a atenção que aquilo tinha e dando algumas dicas. Eu segui as dicas! E parei de marca texto para usar post-its. Recentemente ela fez outro vídeo mostrando seus hábitos de leitura, mostrando uma caixa recheada de tudo que é tipo de post-it. É claro que eu parei de usar marca texto mais pelo fator estética e também porque rapidamente eu encontro uma citação.

Caixa de post-its tatianafeltrin
Fonte: Meus Hábitos de Leitura – Tatiana Feltrin

E que tal essa dica? Troque o marca texto pelo post-it? Ou vocês acham que tanto faz?

Beijos, May.

2 comentários em “Dica da Semana #02 – Marca texto ou Post-it?”

Gostou? Não gostou? Deixe seu comentário, vamos ficar muito felizes em respondê-lo!

