Livros, Resenhas

‘Lendo e Relendo’ Evangeline – relatos de um mundo sem luz, Jan Santos.

Banner 1 Evangeline - relatos de um mundo sem luzOlá,

Para fechar a semana, nada melhor do que com um pouco de fantasia. E, ainda por cima, com um autor da minha região. Evangeline – relatos de um mundo sem luz é uma parceria do blog com o escritor Jan Santos, acadêmico de Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Amazonas e fã de Tolkien. Quem quiser saber um pouco mais sobre a parceria com o Jan, clique aqui.

evangeline-relatos-de-um-mundo-sem-luzEste livro é uma coletânea que reuni contos e poesias sobre personagens da obra principal e mitos de uma terra chamada Hélade, onde não há sol a mais de 400 anos. Os mitos têm similaridades com os mitos gregos, mas também há um conto que tem características regionais. O livro foi escrito com o intuito de divulgar a série Evangeline e atiçar a curiosidade do leitor para o primeiro volume da série, As algemas do dia.

Eu gostei bastante de Sabedoria de copo e Um prelúdio para o Emissário, como ambos são escritos por um bardo, creio eu que são ‘trechos’ de canções. Eles até tem uma sonoridade bonita quando lindos em voz alta… Sim, eu li alto uma dúzia de vezes.

Entre meus contos favoritos estão Lágrimas de sereia, A lamparina e O peregrino. Mas, com certeza, Sono de adúltero é o conto principal do livro. Sem muitos comentários para não soltar spoilers, mas tem história aí. Destaque para A lamparina, meu conto favorito, que conta um pouco sobre um prostituto que está empurrando a vida até a visita do próximo cliente. Os fortes entenderam o porquê de ser o meu conto favorito.

Uma leitura agradável, e bem rápida até. Então, por que a demora? Simplesmente, era um livro que requeria mais de minha atenção do que eu poderia oferecer enquanto estava enterrada entre faculdade e os eventos. Não só por ser uma parceria que eu queria me dedicar, mas pela linguagem formal do escritor. Acabei lendo esse livro umas três vezes, na última só reli algumas anotações, mas em alguns contos é impossível não se perder na leitura como se fosse a  primeira vez.

Curiosidades

  1. Jan começou a escrever o primeiro livro por causa de um trabalho de escola quando tinha 17 anos;
  2. O primeiro volume da série era conhecido até recentemente como Emissário de Fogo, que agora passará a ser o título do segundo volume;
  3. O primeiro livro concorrerá ao Prêmio Bang! só para livros fantásticos da editora SDE Brasil. Vamos torcer bastante para o Jan!!

Onde encontro meu exemplar?

Em Manaus, Livraria Nacional (Centro) e Livraria da Lua (UFAM);

Outros estados, entre em contato pelo e-mail assessoriajansantos@gmail.com ou pela página Evangeline – relatos de um mundo sem luz no Facebook.

Beijos, May.

5 thoughts on “‘Lendo e Relendo’ Evangeline – relatos de um mundo sem luz, Jan Santos.”

    1. Manazinha, ele pode ter talento… Mas conheço uma rua que tem três centro de macumba. Kkkkk 😛

      Essa minha falta de atenção estava me martelando a cabeça… Quando eu finalmente peguei o livro já tinha lido metade, mas não lembrava de quase nada. Então, reli.

      Mas vá com calma!

      Curtir

  1. Rá! A Lamparina também é o meu conto favorito. Não só pelo trato do inesperado e da libertinagem leviana (quase que indiferente), mas porque, nesse conto especificamente, a história foi contada com uma maestria elevada ao nível dos grandes escritores, se tornando muito simples. E escrever coisas simples é sempre mais difícil. O personagem d’A Lamparina foi o que mais me deu água na boca de conhecer a fundo, no sentido de literatura. Mal posso esperar pelo Algemas do Dia. E para o Jan, congratulações!

    Curtir

      1. Incrível mesmo. É uma dessas relações entre leitor e autor de que a gente tanto ouve falar. Não se encontram, mas se tornam cúmplices no que foi escrito. De arrepiar…

        Curtir

Gostou? Não gostou? Deixe seu comentário, vamos ficar muito felizes em respondê-lo!

