Livros, Resenhas

#HalloweenWeek – A Espada de Shannara, de Terry Brooks

Banner de A Espada de Shannara grande

Olá pessoal, eu me chamo Rômulo Neto e, assim como a May, sou o responsável por alguns dos eventos literários aqui em Manaus.

Eu tive a sorte de ganhar este livro no Encontro de Fãs – Literatura Fantástica, realizado pela May. O evento foi bem divertido e dinâmico, com direito a um RPG bastante interessante e nossa anfitriã bem caracterizada. Demorei um pouco para ler, pois havia outros livros na fila, haha, mas finalmente cheguei a ele, então, vamos lá.

Capa de A Espada de Shannara sem fita Posso começar dizendo que se você é fã de livros no estilo O Senhor dos Anéis, irá amar A Espada de Shannara. A semelhança com a famosa obra de Tolkien é muito evidente durante todo o livro. Fui pesquisar um pouco e descobri que Terry Brooks é um grande fã de Tolkien e se inspirou em sua obra para escrever A Espada de Shannara.

Na trama, o jovem Shea Ohmsford recebe a visita do estranho Allanon, um velho e sábio druida que está atrás do último herdeiro vivo de Shannara, que é o próprio Shea. Com o perigo iminente dos Portadores da Caveira, seguidores mais poderosos do Lorde Feiticeiro criados para buscar e matar os herdeiros de Shannara, Shea e seu irmão Flick seguem as ordens de Allanon para poderem se proteger. Depois de pedirem ajuda a um velho amigo, Menion Leah, os três saem numa grande aventura em busca da Espada de Shannara. A história vai se desenvolvendo e vamos descobrindo aos poucos todas as lendas e mistérios que envolvem a Espada. O mundo está à beira de mais uma guerra, liderada pelo Lord Feiticeiro, que acredita que a Espada não representa mais ameaça a ele, e que assim pode governar os Quatro Reinos como bem entender. Durante o livro, conhecemos muitos outros personagens, tais como Hendel, Balinor (o herdeiro de Tyrsis), Durin e Dayel (os irmãos elfos), Pannamon (o meu favorito), Keltset (o troll), Eventine (rei dos elfos), e muitos outros. Algo muito interessante é que, ao longo da trama, eles acabam se separando, e então passamos a acompanhá-los individualmente – o que nos permite conhecer melhor a cada um.

A história é contada esplendorosamente, com direto a trolls, gnomos, anões, feiticeiros e elfos. O livro nos presenteia, em suas 526 páginas, com uma trama rica e envolvente. Talvez o mais surpreendente seja saber que tudo isso se passa em um mundo distópico. Após uma catástrofe mundial, os poucos seres humanos que sobreviveram reconstruíram a vida, e, em outros cantos do planeta, vidas novas surgiram.

Com isso, fica aqui a recomendação, caso você esteja procurando uma boa leitura, cheia de personagens e com uma narração rica em detalhes.

Banner 468x60 Espada de Shannara

Anúncios

1 thought on “#HalloweenWeek – A Espada de Shannara, de Terry Brooks”

  1. Oi Rômulo,
    Adorei o texto. Eu curto fantasia, mas confesso que no geral me entedio com narrativas nesse estilo O Senhor dos Anéis, com muitas descrições.
    Sou mais da ficção científica. Mas Shannara me parece interessante.
    Abraços

    Curtir

Gostou? Não gostou? Deixe seu comentário, vamos ficar muito felizes em respondê-lo!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s