Livros, Resenhas

‘Lendo e Relendo’ Mentirosos – E. Lockhart

Mentirosos

BEM-VINDO À bela família Sinclair.

Ninguém é criminoso.

Ninguém é viciado.

Ninguém é um fracasso.

Cadence Sinclair Eastman, Mentirosos.

Essa será uma resenha curta. Sim, Curtíssima! Pois só há um fato importante: quanto menos você souber, melhor será sua leitura. Porém, se, ainda assim, você quiser saber um pouco do que se trata Mentirosos e qual a minha opinião, não serei eu que lhe impedirei. Mas, realmente, espero que nada seja esclarecido…

Mentirosos, E. LockhartOs Sinclair são o modelo da família tradicional americana: ricos, bonitos e loiros. O queixo sempre erguido, pois nada os abala. Eles nunca erram, nunca fazem drama ou são menos do que perfeitos. Durante o verão, a família se reune em uma ilha particular próxima à costa de Massachusetts, onde cada uma das três filhas do patriarca tem sua própria casa. Uma ilha perfeita, com casas perfeitas e pessoas perfeitas.

Cadence Sinclair Eastman – Cade –, seus primos Jhonny e Mirren, e o amigo Gat são os ‘Mentirosos‘. Cade e seus primos sempre passam os verões na ilha, porém, desde os 8 anos, com a chegada de Gat, eles se tornaram inseparáveis. Mas, e sempre há um mas, no Verão dos 15 anos, Cade sofre um misterioso acidente que a faz ter dores de cabeça alucinantes e perda de memória seletiva.

Devido ao tal acidente, Cade é mantida afastada da ilha e dos Mentirosos por dois anos. Quando ela retorna à ilha, ela quer recuperar as memórias do verão dos quinze e sobre seu acidente, mesmo que nem sua família e nem os Mentirosos queiram lhe revelar a verdade.

A escrita de E. Lockhart está recheada de metáforas fortes, que farão você precisar reler para entender que Cade – a narradora – não quis dizer literalmente alguns fatos. E essas metáforas trazem um impacto incrível para estória, deixando os sentimentos em carne viva. Além disso, E. Lockhart é direta. Não há rodeios – não mais do que o essencial, pelo menos –, e existe uma fluidez entre os acontecimentos que dinamiza a leitura do texto. Bem no estilo de você lê e nem sente o tempo passar.

Você pode conjecturar, durante a leitura, várias teorias. Ou pode até ter a resposta certa, mas achar que ela não está correta e logo descartá-la. Eu fui surpreendida, acho que nem devo comentar qual a minha reação… Isso já seria por si só um superspoiler! Com certeza, é um livro incrível, maravilhoso e todos os adjetivos entre bom e magnânimo que possam existir. Se você ler, saberá que não estou exagerando!

E pra você que já leu e quer conversar urgentemente sobre o livro, a editora Seguinte tem um fórum de discussão e convida os leitores – somente os que leram – a participarem. Além disso, a editora tem um site muito legal para os fãs Mentirosos. É sempre bom dar uma olhadinha por lá para se inspirar a ler o livro.

www.editoraseguinte.com.br/mentirosos/

Beijos, May.

P. S.: Este livro foi indicado pelo Allison Andrade, do canal Allison7Potter, e completa o item 17 do 2015 Reading Challenge.

Anúncios

Um comentário em “‘Lendo e Relendo’ Mentirosos – E. Lockhart”

Gostou? Não gostou? Deixe seu comentário, vamos ficar muito felizes em respondê-lo!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s