|Experiência Kindle|

|Experiência Kindle| Duração de bateria

Olá,

|Experiência Kindle| é uma série de posts que falam sobre o teste de alguns dos principais aspectos do aparelho Kindle, Amazon Company, fazendo uma comparação entre o anunciado e o real. Tais posts tem a finalidade de ajudá-los a escolher o e-Reader e saber, daqueles que já o possuem, como o Kindle se adapta aos seus hábitos de leitura.

Uma das grandes qualidades anunciadas do Kindle é a tal bateria que dura aproximadamente dois meses, mas esses dois meses são acompanhados de restrições. Desde que eu possuo um Kindle Paperwhite e não o uso moderadamente, achei interessante fazer o parâmetro de quanto tempo a bateria dura com o meu ritmo de leitura.

Carregue a bateria uma vez por mês, não todos os dias

Com o Kindle Paperwhite você não ficará preso a uma tomada. Quando estiver carregada, a bateria pode durar até 8 semanas (nas seguintes condições: 30 minutos por dia, conexão sem fio desligada, brilho na configuração 10) – ao contrário de tablets, que precisam ser recarregados todas as noites.

Amazon.com.br

Bem, eu leio muito mais que 30 minutos por dia, uma média de 4 horas na verdade! E o meu Wi-Fi fica ligado direto, mas mantenho o brilho na configuração sugerida. Falando sobre brilho, é interessante que quando de dia, e em ambientes abertos de preferência, eu mantenho o brilho no máximo e tenho aquele sensação de ler a folha de um livro mesmo. Mas em ambientes fechados e à noite, eu diminuo o brilho ou meus olhos ficam incomodados. O aspecto do brilho é até recomendado no próprio aparelho que se utilize assim.

O resultado foi que a bateria dura 10 dias comigo. Isso porque o aviso que anuncia que o aparelho deve ser carregado foi dado um dia antes. Li continuamente nesses 10 dias, foram 40 horas de leitura e 6 e-books. De certa forma, esse tempo de bateria é satisfatório pra mim. E agora vem a melhor pergunta:

Quanto tempo de bateria o seu e-Reader faz?

Beijos, May.

P.S.: Comprando o Kindle ou livros através dos nossos links, vocês ajudam o blog a crescer e melhorar!

53 comentários em “|Experiência Kindle| Duração de bateria”

  1. Meu só dura uma semana, a maioria das vezes fico com a luz desliga e Wi-Fi ligado, vou procurar desligar o Wi-Fi P ver se dura mais. Tenho duvida se desligo ou deixo na proteção de tela, se puder me ajudar. Pois sempre deixo na proteção de tela mas percebo que usando vou ligar ele abre como se estivesse desligado, aparece a árvore, carrega barra etc, acende a luz. Gostaria de saber se é normal.

    Curtir

    1. Oi, Valeria! Eu e algumas pessoas que leram esse post estavamos trocando algumas ideias sobre a duração. Uma coisa que influi muito é o tipo de arquivo que você está lendo. Sempre que eu leio pdf no Kindle minha bateria vai rápido. Além de todas aquelas recomendações que tem no site e eu nunca segui, pois leio mais de 4 horas por dia no Kindle, wifi sempre ligado, iluminação no 10, senti que o formato do arquivo influência muito mesmo. E os outros também perceberam. Eu não desligo meu Kindle, deixo ele na tela de descanso, aperto o botão e volta imediatamente para o Ebook. Tenta dá uma olhada nas configurações e ver se não é você que está segurando o botão de desligar por muito tempo.
      Bjs!

      Curtir

  2. Tenho um Kindle 8° Geração e a bateria não dura nada. Mesmo você desligando completamente, ela é consumida. O unico leitor cuja bateria efetivamente dura meses é o Kobo da Rakuten. O Kindle engana neste quesito e não sei o quê a Amazon ganha com isso.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Eu tbm achei esse mesmo problema com o meu kindle. Achei até que fosse alguma coisa com meu aparelho em particular, mas parece que é do modelo mesmo
      Mesmo desligando a tela e com modo avião a bateria vai embora em menos de 2 semanas (minha média é uma semana e meia).

      Curtido por 1 pessoa

      1. Comprei nessa mesma época (19/07/2018) e achei que era um problema do meu Kindle, mas pelo visto não é. Dura, no máximo, duas semanas, com o modo avião ativado, brilho no mínimo e tela desligada… A Amazon exagerou na propaganda no quesito “bateria”.

        Curtir

  3. Tenho um Paperwhite, comprado há um mês e a questão da bateria tem me incomodado um pouco. Recarrego toda semana. Porém eu comprei aceitando que a bateria não fosse essas coisas todas, afinal, que leitor vai investir em um e-reader e ler só 30 min durante o dia? Isso é impossível pra mim. Enfim, sou uma apaixonada do Kobo se contentando com um Kindle, comparações são praticamente impossíveis. Mas obrigada pelo post, e os comentários me ajudaram um pouco também, estava pensando ser um problema, porém percebi aqui que é algo comum.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oi, Tábita! Ainda bem que vc encontrou outra centena de loucos querendo tacar e-reader na cabeça da Amazon de volta. Fora a bateria, eu gosto bastante do Kindle, mas nunca cheguei a esperimentar de fato o Kobo. Você não foi a primeira a apontar que ele é melhor…
      Bjs

      Curtir

  4. Até um tempo atrás eu não era muito fã de livros digitais, semana passada eu vi uma promoção de Kindle no Amazon , olhei as especificações e gostei muito, acho que será muito útil, claro que vou ter que me adaptar, mas com certeza será bem útil, principalmente porque me disseram que posso converter arquivos PDF para o formato Kindle, já serve também para leitura de trabalhos e arquivos .

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oi, Aline!

      Tudo é questão de adaptação. Eu já lia pelo aplicativo deles no notebook, mas o Kindle é muito diferente e tem recursos maravilhosos.

      Sobre o formato PDF, eu envio para o meu Kindle (a Amazon disponibiliza um email para você enviar os aquivos e baixa automaticamente no e-reader) nesse formato mesmo. Ele fica similar a uma imagem estática. Sendo assim, você não consegue configurar a fonte, aumentar ou diminuir. Dependendo de como o arquivo está, dá pra ler sem precisar converter.

      Uma reclamação com do Lev era que, apesar de aceitar o PDF como um arquivo ajustável, dependendo se tivesse imagem, borda e outros detalhes, o arquivo ficava bem bagunçado.

      Vou tentar de passar um vídeo por Instagram sobre a questão do pdf.

      Beijos!

      Curtir

  5. Cai nesse artigo porque o meu só está durando 3 dias e tava estranhando, já que a maioria sempre fala que dura semanas. Mas leio cerca de 9 horas por dia, então acho que isso está influenciando.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oi, Mariana!

      Vamos na intimidade?

      Querida, leio tanto quanto você! Quem compra um Kindle para ler 30 minutos por dia?!

      Minha bateria dura uns 5 dias, depende do tipo de extensão que o livro está. PDF faz com que a minha bateria evapore em dois dias.

      Boas Festas!

      Curtir

    2. achei que fosse só comigo, a bateria do meu tem durado em torno de 5 dias (comprei faz uma mês, mais ou menos) a carga que veio nele quando comprei durou uns 20 dias, achei que todas iriam durar mais ou menos isso

      Curtido por 1 pessoa

  6. Olá, também cai aqui no blog pois estava achando a bateria do meu Kindle decepcionante.
    O aparelho quebra um galho, porém eu esperava mais da bateria.
    O meu dura uma semana, leio umas 2h por dia, iluminação e wifi desligados.
    Vi gente falando de 2 meses de duração, até cai uma lagrima aqui hahah.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Olá! Caí aqui depois de um tempo pq também estou decepcionada com a bateria do meu paperwhite… A bateria descarrega mesmo ele estando desligado? Pq com o meu isso acontece! 😦

      Curtir

    1. Oi, Márcio! Tudo bem? Eu conheço duas formas: comprando o audiobook na livraria ou instalando um aplicativo de algum serviço no celular. Eu sei por alto que a Samsung tem um app e a Amaxon tem o Audible, que ainda não está disponivel no Brasil. Bjs

      Curtir

  7. Oi Mayara!
    Também leio muito, devoro um livro de 450 páginas em 2 dias, 2 dias e meio…. a bateria não dura nada!
    Se eu desligar a iluminação e o Wi-Fi vai melhorar? Tenho carregado a bateria a cada 5, 6 dias…..
    Help!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oi, Sylvia!

      Respira fundo primeiro… Bem, eu já tentei e não muda muita coisa. Eu estou nesta mesma linha, leio todos os dias e dura entre 5 a 6 dias sem carregar.

      Quem vai ler 40 min por dia tendo um Kindle ou não?!

      Seja feliz 😚

      Curtir

  8. Oi, gente! Tudo bem? Comprei um Kindle Paperwhite em março. AMO! Me adaptei numa boa. E hoje prefiro um e-reader ao livro físico com certeza! Leio uma média de 6 horas por dia no modo avião, com iluminação entre 17 a 20, deixando entrar no modo de descanso toda vez que paro de ler. A bateria dura de 5 a 7 dias no máximo! Caí aqui pois estava achando estranho durar só isso…Mas estou conformada, pois vi que é isso mesmo, nem mais nem menos. Para carregar o kindle uso o carregador power do meu celular motorola 5g + o cabo que veio no kindle ligado direto na tomada e demora umas 3 horas para carregar. Espero tem ajudado. Beijos e adorei o blog!

    Curtido por 1 pessoa

  9. Meu Paperwhite chegou no dia 03/09/18 e no mesmo dia já peguei um livro pra ler, terminei ele hoje (05/09/18). Sendo que executei a primeira recarga logo depois de terminar o livro, mesmo ainda tendo carga pra gastar. Enfim, eu já sabia que a bateria não duraria meses como a propaganda diz, pois 30 minutos diários é muito pouco, quase nada pra ser sincero. Pelo meu uso aproximado de 2 – 4 horas por dia, estarei satisfeito se durar 1 semana ou 10 dias. Acredito que isso é um pequeno preço a pagar pelas vantagens que um e-reader nos proporciona. Nunca fui tão estimulado a ler, nem quando estava na escola!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oi, Cris! Obrigada por compartilhar sua experiência. É mais ou menos isso que dura a bateria mesmo para quem ler em média de 4 a 6 horas por dia. Eu adoro meu e-reader, prefiro até ler e-books hoje em dia. E eu acho uma ótima ferramenta para quem quer expandir o vocabulário, mesmo aprender a ler, em outra língua. Bjs 😘

      Curtir

  10. Tenho o meu Kindle Paperwhite por aproximadamente 4 anos e o mesmo veio apresentar problema de bateria só agora. Antes lia e deixava no descanso de tela até voltar a ler novamente e a bateria durava dias. Atualmente, após a leitura, preciso desligá-lo totalmente, pois a bateria descarrega numa velocidade impressionante. Problema de bateria? Creio que seja. Mas também já o tenho a quase 4 anos sem manutenção nenhuma. Ótimo custo x benefício.

    Curtir

  11. Olha, ganhei o meu (geração 8, sem luz interna) de presente da minha esposa semana passada e a bateria durou comigo 6 dias depois da primeira carga, como estou lendo mais de 4hs por dia achei bem ok, mas como disseram nos comentários acima eu acho meio estranho ele descarregar com a tela desligada E no modo avião, mas fora isso tô adorando, meu hábito de leitura melhorou muito, antes eu lia nessa frequencia nos livros fisicos mas no decorrer dos anos fui deixando de ler com essa frequência por conta da correria mesmo, com o Kindle é mais prático pq eu esqueço ele na mochila e posso ler o tempo que precisar e não cansa a mão e nem as costas rs

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oi, Pyetro! Que esposa boa essa sua, hein! Realmente, o Kindle melhora a leitura de quem consegue se adaptar a ele. Meu ritmo era de 2 livros por semana, mas agora consigo ir com 5 nas melhores semanas. O que eu adoro nele é a capacidade de pegar uma ficção científica e poder pesquisar lá mesmo. Sinto falta de ler no Kindle quando pego um livro do John Scalzi, que eu sempre faço questão de comprar impresso… Quanto a bateria, seis dias lendo mais ou menos 4h é okay, mas se atenta aos formatos do arquivo. PDF acaba com a bateria. Arquivos com imagens também não ajudam…

      Obrigada por compartilhar a sua experiência!

      Bjs!

      Curtir

  12. Olá Mayara e todos.
    Obrigado pelas dicas.
    Também caí aqui decepcionado com a duração da bateria do meu Kindle de 8a. geração que comprei faz uns 30 dias.
    Essa propaganda de que a bateria dura semanas contrasta com a verdadeira duração — mais ou menos uns 10 dias.
    Pelo menos fiquei consolado e as lágrimas pararam de rolar…rs.
    De qualquer maneira acho que o Kindle vale super a pena e é pra ler e não ficar guardado para a bateria durar…
    Ah. comprei uma capa “oficial” na loja da Amazon e achei ótima.Vale a pena para proteger o bichinho e quando a gente abre ele liga, dispensando ficar apertando o botãozinho em baixo.
    Abraços

    Curtir

    1. Oi, Marcelo! Tudo bem?

      Acho que depois desse post você ficou mais leve, né? Realmente, não é uma bateria milagrosa, mas vale super a pena mesmo. Não desgrudo do meu!

      Eu tinha uma dessas capas, mas a minha se desfez com 1 ano e meio. Devia ter comprado outra, meu Kindle ficou bastante arranhado com o passar do tempo…

      Até!

      Curtir

  13. Eu comprei um Kindle e no dia seguinte a bateria acabou. Carreguei e mesmo usando pouquíssimo coisa de 1 hora por dia e com o wi-fi ligado o tempo todo ele descarregou em 2 dias. O meu é o 8geraçao sem iluminação não sei oq fazer

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oi, Amanda! Eu aconselho você a entrar imediatamente em contato com a Amazon e pedir a substituição do seu aparelho. E diga que você está bastante insatisfeita com a duração da bateria em detrimento do oferecido na propaganda. Bjs

      Curtir

Gostou? Não gostou? Deixe seu comentário, vamos ficar muito felizes em respondê-lo!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s