Livros, Resenhas

#ProjetoJardimSecreto – Jardim Secreto, de Johanna Basford.

Olá!

A cada dia surgem mais livros que inspiram a criatividade de seus leitores e que brincam com medos terríveis, como o caso de Destrua esse diário, livros para serem feitos em um ano, como o 1 página de cada vez, ou até para ensinar como terminar um livro. O que nenhum de nós pode discordar é que esses livros ganham muito, muito mesmo, destaque nas redes sociais. Todos querem compartilhar sua criatividade ou a falta dela.

Jardim Secreto é um desses livros, mas com um grande diferencial. Esse livro é o que melhor se encaixa na estante de Artes da livraria, não há nada que revele mais o lado artístico do que lápis de cor e lindos arabescos inspirados na fauna e flora da área rural da Escócia. Se você for um ser criativo irá conseguir ir além do que o simples lápis de cor, e mesmo que não seja, o livro te guiará a procurar por mais ideias e técnicas. E, é bom ressaltar, Jardim Secreto é um livro de colorir e caça ao tesouro antiestresse. Sim, ele vai fazer ressurgir sua criança interior e te deixar leve e entretido por horas.

SAMSUNG CSC

Logo que pintei a minha primeira ilustração, eu percebi que seria quase impossível trazer algo interessante para vocês aqui. Jardim Secreto requer mais do que simples palavras sobre se o seu objetivo foi alcançado, ele precisa mostrar como as pessoas podem ser criativas e felizes em seus resultados. Então, eu fiz um pequeno booktour chamado #ProjetoJardimSecreto. As ilustrações ganharam bastante visibilidade no Instagram (@may_tashiro), e através de uma dessas postagens convidei quem quisesse participar. E – caramba! – gostaria de agradecer a todos que queriam participar e a todos que participaram do projeto. Fiquei muito feliz com o entusiasmo de vocês! E para Floresta Encantada, livro a ser lançado de Johanna Basford, espero que todos consigam participar.

SAMSUNG CSC

Colorido por Karla Carmo

SAMSUNG CSC

Colorido por Rômulo Neto

SAMSUNG CSC

Colorido por Mayara Tashiro

SAMSUNG CSC

Colorido por Mayara Tashiro

SAMSUNG CSC

Colorido por Natália Mota

SAMSUNG CSC

Colorido por Katty Nunes

SAMSUNG CSC

Colorido por M Solange Oliveira

SAMSUNG CSC

Colorido por Katty Nunes

SAMSUNG CSC

Colorido por Mayara Tashiro

É unânime: o livro é maravilhoso e é quase impossível você estragá-lo! Para aqueles que forem começar, aí vai algumas dicas:

1. Sempre teste qualquer material que for ser usado nas últimas páginas, até o lápis de cor!

Eu tinha canetas coloridas de duas marcas, uma delas manchava. Eu também cheguei a usar linina com água em uma das ilustrações que falta terminar e, ao testar antes, consegui perceber que poderia usar tranquilamente.

2. Utilize uma folha em branco em baixo da página que você está pintando.

Eu usava essa folha para tudo: testar cores, preencher os cantos e evitar manchar as outras páginas.

3. Cuidado com a força que você pinta.

Alguns desenhos que eu tinha já pintados foram estragados quando outra ilustração que estava em cima ou embaixo dessa foram usadas, o lápis de cor acabou marcando outras páginas. Além disso, alguns desenhos ainda não pintados ganharam um relevo.

O livro em si é de grande qualidade, o papel é muito bom, mas você tem que aprender o que funciona com a experiência. E eu adorei aprender quais ilustrações eram as minhas favoritas – o coração foi um dos que mais gostei de pintar – e como eu poderia deixá-las com uma característica só minha. Tinha noites que eu fiquei com muita vontade de terminar e levantava às três da manhã pra isso!

O #ProjetoJardimSecreto não terminou. Eu continuarei a postar fotos de novas ilustrações coloridas na página do blog no Facebook (Silêncio Contagiante) e convidar alguns amigos que ficaram de fora. E, é óbvio, terminar de pintar as que comecei. Vocês ainda podem ver dois vídeos que estão disponíveis no canal da Editora Sextante sobre o livro a seguir:

E é isso por hoje! Mas continuo online pelas redes sociais pra quem quiser bater um papo sobre livros.

Beijos, May.

Este slideshow necessita de JavaScript.

2 comentários em “#ProjetoJardimSecreto – Jardim Secreto, de Johanna Basford.”

Gostou? Não gostou? Deixe seu comentário, vamos ficar muito felizes em respondê-lo!

