Livros

Resenha: Encontros & desencontros — selação de contos, de R. Prieto

Saudações, pessoal.

Nesse hiato de quase três meses sem resenhar, cá estou eu de volta, com um livro de parceria. Estou falando do Encontros & Desencontros: seleção de contos, da R. Prieto.

encontro-e-desencontros

Primeiro devo salientar que a obra tem a quantidade irrisória de 39 páginas, portanto, acredito que esta será a menor resenha que fiz até agora para o Silêncio Contagiante.

O livro traz ao leitor nove pequenos contos, com os temas bem variados. Um deles, inclusive — Eu queria a “Tippy” —, ganhou um prêmio num evento internacional que comemorava o dia mundial do livro e do direito ao autor, promovido pelo Ministério da Educação do Equador, e ocorrido em Quito, neste mesmo país.

Para ser sincero, Encontros & Desencontros dividiu bastante a minha opinião. Os contos são de muito boa qualidade, é claro, mas falo no sentido de estilo. Justiça seja feita, o livro possui erros e acertos. No meu balanço final, porém, os acertos se sobrepuseram e fizeram a leitura valer a pena.

As nove histórias são ‘A Espera’, ‘A Guerra’, ‘A Música’, ‘A Vida’, ‘Cotidiano’, ‘O Mistério’, ‘Tristeza’, ‘Um Sonho’, e ‘Eu queria Tippy’. Desses nove, três contos merecem destaque, e estão no meu ranking de favoritos.

Terceiro lugar: ‘Eu queria Tippy’. Esse conto, senhoras e senhoras, tem apenas duas páginas e meia. Quando eu queria saber mais, ele acabou. Sabe? Foi tão rápido que eu li três vezes. Tudo por causa de Tippy, uma boneca X desejada por uma garota Y em uma situação Z. Não vou falar mais, porque é quase impossível discorrer sobre uma história tão pequena sem acabar transcrevendo o próprio texto da autora.

Segundo lugar: ‘A Espera’, que teve um final surpreendente, e, em linhas gerais fala sobre uma garota que viveu no século XX, e sua relação com a irmã, o pai, e a babá. Na verdade, esse conto é bem mais profundo do que parece, e eu certamente gostaria de ler, por exemplo, uma versão extendida dele. A história tem uma complexidade que daria bastante pano pra manga, e, na minha opinião, se tornaria um livro fácil.

Primeiro lugar: ‘Um sonho’. Em disparado meu conto favorito. É divertido, mistura ficção com realidade histórica, e o protagonista, Jordi, é muito carismático e empático. Assim como o anterior, eu adoraria ler uma versão extendida desse conto, ou um livro com essa pegada. O Jordi, se trabalhado bem, poderia dar um Tom Sawyer sem deixar a desejar pra nenhum Mark Twain.

Quem sabe a autora não fica com a agenda livre e resolve desenvolver alguns dos contos dela, certo? Vai que!

Enfim, meus caros, isso é tudo o que tenho para hoje. Eu avisei: menor resenha que já fiz.

Quem se interessar pelo trabalho da autora, pode achar ela:

CONTATO COM A AUTORA:

Email: encdesprieto@gmail.com

Facebook: Rosana Prieto

E, claro, não deixem de adquirir o livro aqui. Eu recomendo.

Tenham um ótimo resto de semana e até a próxima.

Vlaxio.

3 thoughts on “Resenha: Encontros & desencontros — selação de contos, de R. Prieto”

  1. Meu caro Vlaxio, quando uma obra se trata de alguns contos verídicos , estes parecem não terem fim ,mas a critica é bem vinda desde que saiba o que se fala , do foi lido,gosto não se discute e genêro também não,talvez deva ler com mais calma!!!!! V.G.

    Curtir

    1. Oi, Vera. Certamente seguirei seu conselho, e lerei o livro com mais calma na quarta vez. Mas parece que você acha que eu fiz duras críticas aos contos. Na verdade, eu até gostei bem mais deles do que de muitos contos que li de autores “consagrados”. O livro é de ótima qualidade, isso é inegável. Peço desculpa se acabei dando uma impressão contrária no meu texto. De todo modo, obrigado pelo comentário e volte sempre que puder. Abçs…

      Curtir

Gostou? Não gostou? Deixe seu comentário, vamos ficar muito felizes em respondê-lo!

