Livros

Breve texto sobre breves palavras

Sim, dedicatórias. Venho hoje até vocês não com uma resenha nova (que em breve virá), mas com este humilde texto sobre certa parte dos livros à qual eu aprendi a dar grande atenção: a dedicatória. São aquelas simples palavrinhas, às vezes até duas ou três linhas, que antecedem toda historia de um livro, um recado mais que pessoal do autor para alguém especial. Vasculhando minha estante selecionei cinco livros que possuem minhas dedicatórias favoritas e as trago a vocês.

Eu não dava tanta atenção a isso nos meus primeiros livros, para mim era uma mensagem que o autor escrevia para uma pessoa específica e que não tinha nada de interessante para mim. Até que um livro mudou isso, foi com a dedicatória de J. K. Rowling em Harry Potter e as relíquias da morte que tudo mudou, vocês lembram-se dela?

Livro---Harry-Potter--e-as-Reliquias-da-Morte_0Caramba, quando eu li eu não acreditei, eu li, reli, li novamente, fechei o livro, abri e li de novo. Eu estava em êxtase, como essa mulher me fez ficar em êxtase sem nem ter começado o livro MDS. Afinal, ela estava dedicando o desfecho da sua história a apenas sete pessoas (vale resaltar a ligação que J. K. tem com este número), a Neil, Kenzie e David que são seu atual marido e os dois filhos que tem com ele respectivamente. A Jessica, sua primeira filha. A Anne, sua mãe. A Di, sua irmã mais nova. E A MIM, MDS ELA DEDICOU O ÚLTIMO LIVRO A MIM, SOCORRO, A MIM!!!!! Tá, parei.

MAS FOI PRA MIM!!!

Ok, ok. Essa realmente foi/é minha reação ao ler, kkk, e acredito que a de muitos dos fãs que leram. Muita emoção mesmo.

Vamos dar continuidade ao texto, haha. Outro livro que separei possui uma das dedicatórias mais lindas que já li.

Daniel Pereira

Assim como sua dedicatória, o livro traz uma história igualmente linda e comovente, capaz de emocionar seus leitores. Não tenho muito o que dizer sobre esta dedicatória, apenas sentir. Acredito que alguns de vocês vão entender também.

Capa Artemis Fowl O Último Guardião V1 RB.aiEu acho muito legal esses autores que dedicam seus livros aos fãs, principalmente autores de sagas, pois acredito que os fãs são tudo para fazer daquele livro um BOOM entre o universo dos leitores. Existe uma saga da qual eu gosto muito, muito mesmo, e que sempre recomendo aos meus amigos, Artemis Fowl.

Em seu último livro da saga, Eoin Colfer dedica-o a seus fãs, que sempre o acompanharam. Quem não se sente mais ligado ao autor com uma dedicatória assim? Não sei vocês, mas eu sim.

Agora vem uma das dedicatórias mais peculiares que já vi. Scott Westerfeld é autor da trilogia distópica Feios. Uma das melhores histórias de distopia que já li.

WP_20150819_010

Extras é o quarto livro da “trilogia” Feios, esta peculiar dedicatória do autor foi para todos seus fãs que imploravam por mais um livro da trilogia e conseguiram. Extras conta uma história distinta da trilogia, que se passa em uma cidade diferente e conta com a participação especial de personagens da trilogia inicial.

Daniel PereiraPara finalizar este que acabou sendo um não tão breve texto sobre dedicatórias, trago a vocês a dedicatória mais trolladora e fuleira que já li e me fez rir pencas:

Em A Casa de Hades, nosso querido Tio Rick nos trás esta irreverente dedicatória sobre o livro anterior da saga.

Então, vocês já haviam parado para prestar um pouco mais de atenção nas dedicatórias dos livros que leem? Às vezes trazem boas histórias. Gostaram das dedicatórias que separei? Quais as suas favoritas?

Deixem seus comentários e podemos conversar sobre as suas favoritas! Se quiserem saber um pouco mais sobre algum destes livros ou se quiserem resenha deles podem deixar seus pedidos também. Espero que tenham gostado e até outro dia!

Rômulo Neto.

4 comentários em “Breve texto sobre breves palavras”

  1. Rick ❤ nunca ri tanto com uma dedicatória e como você nunca prestei muita atenção mas tem umas que realmente marcam, gosto da dedicatória do livro do John Green no livro O teorema Katherine, uma das melhores.

    Curtido por 1 pessoa

Gostou? Não gostou? Deixe seu comentário, vamos ficar muito felizes em respondê-lo!