Livros

RESENHA: Ele está de volta, Timur Vermes

 

Este livro eu já havia lido faz um certo tempo, recentemente descobri que havia virado filme, como não foi para os cinemas eu demorei a ficar sabendo, hoje finalmente consegui tirar um tempinho para assistir ao filme e retornar a esta leitura que poucos conhecem.

 Timur Vermes nasceu em Nuremberg,  na Alemanha, em 1967, filho de mãe alemã e pai imigrante húngaro que deixou o país em 1956. Estudou história e política antes de se tornar jornalista, escreveu para os jornais alemães Abendzeitung e Cologne Express e trabalhou para uma série de revistas, além de atuar como ghostwriter de diversos livros até 2007. ‘Ele está de volta’ é seu primeiro romance, publicado em 2014.

 Como descobri este livro? Sua capa. Sua capa me chamou muita atenção, foi então que fui ler sua sinopse e acabei me interessando. Comentei com uma amiga sobre o mesmo e no dia 11/08/2014 ela me presenteou com o livro e eu amei demais, obrigado Dani, inclusive pela linda dedicatória! ❤

 

ele esta de volta

 

 

Ele Está de Volta

Timur Vermes

R$ 17,99 até R$ 34,90

Ano: 2014 / Páginas: 304
Idioma: português
Editora: Intrínseca

 

 

Berlim, 2011. Adolf Hitler acorda num terreno baldio. Vivo e bem. As coisas mudaram: não há mais Eva Braun, nem partido nazista, nem guerra. Hitler mal reconhece sua amada pátria, infestada de imigrantes e governada por uma mulher.

As pessoas, claro, sabem quem ele é — um imitador brilhante que se recusa a sair do personagem. Até que o impensável acontece: o discurso de Hitler torna-se um viral, um campeão de audiência no YouTube, ele ganha o próprio programa de televisão e se transforma em alguém que todos querem ouvir. Tudo isso enquanto tenta convencer as pessoas de que sim, ele é realmente quem diz ser, e, sim, ele quer mesmo dizer o que está dizendo.

Ele está de volta é uma sátira mordaz sobre a sociedade contemporânea governada pela mídia. Uma história bizarramente inteligente, bizarramente engraçada e bizarramente plausível contada pelo ponto de vista de um personagem repulsivo, carismático e até mesmo ridículo, mas indiscutivelmente marcante.

 Ele voltou e está Führioso. O livro inicia quando, do nada, Hitler surge em um terreno baldio na atual Berlim, ele não sabe como nem por que, nós muito menos. Com o andar da carruagem vamos vendo como ele vai conhecendo o mundo atual, enquanto ele procura por ajuda para tentar entender o que houve, todos acreditam que ele seja um brilhante imitador e tiram fotos e se divertem com Hitler. Hitler acaba em uma banca de jornal e procura saber em que ano está e o que está acontecendo atualmente, fica furioso sabendo como as coisas mudaram e nada pelo qual ele lutava é seguido nos dias atuais.

 Hitler vai se popularizando e acaba sendo encontrado por um funcionário de uma emissora de TV, seu vídeo se torna um viral, milhões de visualizações em instantes, Hitler ganha seu próprio programa de TV. Enquanto todos se divertem e acham graça do que ele fala, Hitler aproveita para espalhar seu discurso e tentar tomar o poder novamente.

 Podemos acompanhar, de maneira hilária, as descobertas de Hitler sobre os dias atuais, principalmente suas reações quanto às novas tecnologias, as TVs, celulares, computadores e principalmente a internet. O melhor de tudo é podermos ler pelo ponto de vista do próprio Hitler, o que torna bem mais hilário.

 O que aconteceu foi o seguinte: alguém registrou, por meio de um mecanismo técnico, minha apresentação no programa de Wizgur e a inseriu na inter-rede, num lugar onde qualquer um podia colocar filmes curtos. E todos podiam ver o que quisessem, sem que a imprensa marrom judaica lhes desse ordem sobre o que assistir. Óbvio que os judeus também podiam imiscuir seus esforços pífios aqui, mas sem o paternalismo via-se também onde tudo acabava: o povo viu várias e várias vezes minha apresentação no programa do Wizgur. Era possível saber disso por um número que havia abaixo do trecho do filme.

 O livro é muito interessante e o filme não saiu por baixo! Oliver Masucci interpreta com excelência Adolf Hitler, o filme está muito bem produzido e bem fiel ao livro, exceto no final. Mas calma, isso não quer dizer que está ruim! Livro e o filme possuem finais diferentes, mas ainda assim os dois ficaram ótimos! É como se o final do livro coubesse como uma luva ao livro e o final do filme ficou perfeito para o filme! Devido a isso vale muito a pena conferir ambos. Então além da dica do livro fica também aqui uma ótima dica de filme para o final de semana!

ele-esta-de-volta

 

Espero que gostem,

 

Roh.

Anúncios

Gostou? Não gostou? Deixe seu comentário, vamos ficar muito felizes em respondê-lo!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s