Livros, Resenhas

|RESENHA| Os bons segredos, de Sarah Dessen

Os bons segredos

Olá,

Essa resenha é um oferecimento de uma pessoa muito oferecida chamada Allison Andrade, do canal Allison7Potter, em parceria com a Editora Seguinte (selo jovem da Companhia das Letras). O Allison me indicou para resenhar Os bons segredos nessa ação promovida pela editora, mas tanto ele quanto eu já estávamos de olho nos livros da Sarah Dessen faz um tempinho. Isso porque, além de escrever para o público jovem adulto, Sarah Dessen escreve dramas, já recebeu diversos prêmios e queríamos incluir seus livros no Clube do Livro Saraiva Manaus.

Os bons segredos é um livro instigante desdo início. Sydney está totalmente indiferente à situação ao seu redor, ou seja, o julgamento do seu irmão mais velho. Mesmo esse sendo o ponto de partida, logo nos dois primeiros capítulos vemos do ponto de vista da protagonista como a situação chegou àquele estado exato, mas há um distanciamento emocional do relato. Ela vai apresentar de forma fria e simples como o irmão, Peyton, passou de um garoto bonito e atencioso para um delinquente autodestrutivo. Ela sempre esteve à sombra do irmão: apesar de parecidos, ele sempre foi mais bonito, charmoso e amado. E também como, no decorrer de várias situações, os pais deles foram não só aceitando, mas também querendo tirar as responsabilidades dos atos de Peyton. Até que ele faz algo que é impossível de se livrar: atropela um menino de 15 anos enquanto estava alcoolizado e o menino fica paralítico.

Porém, diferente dos pais, Sydney não vê o irmão como uma vítima, ela acha que ele tem que pagar pelos próprios atos. Para ela, é horrível a forma como a mãe tende a culpar terceiros pelos erros do irmão, culpar a própria vítima do acidente até. Ela não consegue tirar da cabeça o menino de 15 anos que tinha um futuro brilhante, não consegue parar de pensar nele, e no que o irmão fez. E o desinteresse dos pais nela, somado ao fato de ela se sentir insegura em casa, levam-na a se retrair e sentir um anexo indesejável. Além de que ela está sob uma camada de repressões por causa do irmão, que ela não fez nada por merecer. Por causa das condições financeiras da família, Sydney decide mudar de escola e, claro, viver sem a sombra do irmão. Primeiro dia de aula foi meio mais ou menos; sem vontade de voltar pra casa, Sydney entra numa pizzaria chamada Seaside, come a melhor pizza de pepperoni da vida e, de quebra, presencia um pequeno drama adolescente. E é assim que os Chatham entram na vida dela, mas é mais correto dizer que ela é que se encontra no furacão que é essa família.

Esse livro vai falar sobre amadurecimento. Ver Sydney crescer a cada página é o que mais vale a pena nesse livro. Ela tem uma visão muito monocromática sobre o irmão, sobre os pais e sobre si. E como é estranho, e compreensível, que ela consegue se abrir e se sentir querida por pessoas que não têm nenhuma relação com ela. Layla Chatham nunca a julga e sempre está ali para ouvi-la e protegê-la, uma amiga que faria tudo por ela e que tem um ritual maluco para comer batata-frita. Sarah Dessen consegue escrever uma série de cenas emocionantes, tingidas de realidade e que envolvem completamente o leitor. Se você tem irmãos como eu, pequenos dramas sempre parecem tsunamis e os grandes, a Terceira Guerra Mundial. Então, é impossível não se identificar com o que Sydney está passando. Na verdade, é preciso só ter passado pela fase catastrófica da adolescência para isso.


a1cljryfealTítulo: Os bons segredos

Autor (a): Sarah Dessen

Editora: Seguinte (Cia das Letras)

Edição: 1ed.

Ano: 2015

Páginas: 403

Skoob: Adicione!

Compre: Amazon


Beijos, May.

Anúncios

4 thoughts on “|RESENHA| Os bons segredos, de Sarah Dessen”

Gostou? Não gostou? Deixe seu comentário, vamos ficar muito felizes em respondê-lo!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s