Livros

Julgue um livro pela capa, sim!

Eu venho pensando muito nesse assunto recentemente e preciso desabafar. Se tornou um grande clichê adotar o termo “Não julgue um livro pela capa”. Em pleno 2017 onde toda grande maioria julga tudo por sua “capa” e está sujeito a ser criticado por isto. Mas e aí, o que tem julgar pela capa?

Levamos esse clichê para a vida real onde não devemos julgar as pessoas por sua aparência e sim pelo que elas são realmente, mas atire a primeira pedra quem nunca julgou alguém logo de cara, não é mesmo? Seja pela aparência, modo de se vestir, beleza, altura, gostos, entre tantas outras coisas. Sempre estamos julgando. Eu acredito que a chave não está em não julgar e sim em, além de julgar, ir lá e constatar se é realmente aquilo.

Agora, vamos voltar para os livros. Que tal darmos uma conferida em alguns livros (neste caso, da minha estante) e em suas capas?

cartas-de-amor-aos-mortos

Sim, Cartas de amor aos mortos é um dos livros de minha estante que eu mais julguei pela capa, que capa lindona não é mesmo? Foi ela que chamou minha atenção e despertou meu interesse pelo livro. O tiro foi certeiro, pois o livro é tão lindo quanto a capa.

51in7cjghvl-_sx326_bo1204203200_

Dois garotos se beijando é outro livro que amo demais a capa, ela é linda e o livro é mais lindo ainda.

livro-box-coleco-harry-potter-jk-rowling-7-volumes-d_nq_np_314121-mlb20701450024_052016-f

Não podemos deixar de fora aquelas coleções maravilhosas que já foram relançadas em mais de uma capa e até em capas que se completam formando uma imagem maior e incrível, como em Harry Potter; quem não quer aquela coleção com o castelo de Hogwarts quando junta as lombadas? Rsrs. Tem ainda Percy Jackson que, além de formar uma imagem com as lombadas, ainda forma uma outra juntando as capas! Outra bem lindona é de Feios que amo e defendo demais.

percy-jackson-and-the-olympians-box-set

bxgrin9

Com certeza muitos de vocês já usaram essa frase e até abusaram às vezes dizendo para não julgar pela capa, acontece. Dizer que ao julgar o livro pela capa podemos estar perdendo uma boa história que aquele autor escreveu ali. Mas você já parou para pensar por outro ponto de vista? Andrew Arnold, Leonardo Iaccarino, Jan Mammey, Jhon Rocco, sabe o que estes nomes têm em comum? Eles são profissionais envolvidos em processos de criação de capa de alguns livros que provavelmente você já leu ou viu por aí e nem sabe. São profissionais que trabalham nessas capas e dão o melhor de si para que elas fiquem lindas, chamativas e atraiam a atenção de leitores e não leitores. E você aí que não quer julgar o livro por sua capa não estaria desprezando o grande trabalho e dedicação dessas pessoas fazendo isso?

São muitos os livros que possuem capas maravilhosas e histórias tão boas quanto, mas também podem acabar por não agradar tanto assim, assim como pode haver livros com capas não tão boas, mas com histórias incríveis. Então vamos lá, julguem um livro pela capa, sim! Mas não parem por aí, vamos julgar pela capa e ir lá tirar a prova, conferir a sinopse, ler uma resenha ou até mesmo comprar o livro e ler, aí sim no final podemos julgar ele e dizer o que pensamos com a convicção por conhecermos a obra por completo.

Bjão!

Roh.

11 comentários em “Julgue um livro pela capa, sim!”

  1. Para afirmar qualquer opinião devemos provar um caso base e uma tese. Então é bem válido a questão de não só julgar o livro pela capa, que seria esse caso base, mas também a tese que seria ir mais fundo e procurar provar aquilo através do seu conteúdo.
    Adorei o post.

    Curtido por 3 pessoas

  2. Adoro ir em uma livraria e pegar um livro pouco conhecido, pelo menos por mim, e me arriscar com a leitura. E não vou mentir que acabo escolhendo o livro muitas vezes pela capa ae depois leio a sinopse ae me interessar eu levo. Já li muuuitooo livro bom assim, que entraram para minha lista de favoritos e também ja errei feio. Mas o mais gostoso da leitura é isso se aventurar e conhecer coisas diferentes independente da capa.

    Adorei o post.

    Bjus!

    Curtido por 2 pessoas

    1. Siiim Raquel! É tão bom chegar na livraria e encontrar esses livros mais desconhecidinhos! Rsrsrs temos que arriscar mesmo, os acertos geralmente são maiores q as decepções haha. Bjss

      Curtido por 1 pessoa

  3. Olha eu sinceramente julgo muitos livros pela capa sim (Eu compraria “A Rebelde do Deserto” por aquela capa maravilhosa, por exemplo). Os designers estão lá para justamente chamar atenção dos leitores e mesmo que isso seja uma forma de atrair mais vendas eu também vejo como uma forma elegante dada ao livro para prender mais um leitor a história. Para gerar mais interesse.

    Curtido por 2 pessoas

Gostou? Não gostou? Deixe seu comentário, vamos ficar muito felizes em respondê-lo!