Book Haul

Dicas: Quer aprender a comprar livros baratos?

Olá, leitores!

Esse irá ser um Book Haul diferente. Comigo não adianta dizer que livro é caro, principalmente quando eu tenho certeza que a pessoa não pesquisou e mal sabe qual é o preço. Vamos definir três coisas primeiro:

  1. Preço de catálogo: é o preço que as editoras propõem como valor final de um exemplar.

Ex.: O preço de catálogo de Corte de espinhos e rosas, proposto pela editora Record, é R$ 29,90.

2. Há mais do que o preço da impressão para se levar em consideração. Tradução (caso a obra seja estrangeira), diagramação, revisão, arte de capa, material a ser utilizado, registro na Biblioteca Nacional, distribuição…

3. Livro é caro, sim, mas ele pode ou não estar caro.

Já se perguntou o porquê de um livro ser bem mais caro naquela livraria pequena do que em uma grande? Ou a diferença de preço entre a livraria física e o site da mesma?

No primeiro caso, pode ocorrer de a livraria estar em contato com uma distribuidora, ou seja, um terceiro que comprou uma quantidade grande de exemplares da editora e está revendendo quantidades menores para diversas livrarias. Sendo este o motivo para que o livro muitas vezes estará com valor acima do preço de catálogo. As livrarias maiores, tais como a Saraiva, Submarino e Amazon, compram uma quantidade grande de exemplares direto das editoras e o preço desses livros é bem menor por exemplar do que do preço de catálogo. Por isso, conseguimos excelentes promoções nos sites dessas livrarias. No segundo caso, devemos levar em consideração que custa dinheiro manter o espaço físico da loja, o que agrega no preço final do produto.

Vocês entenderam essa parte, né?

Hum… Esqueci de uma coisa, vou enxertá-la aqui mesmo: o acabamento do livro nem sempre é o mesmo, essa parte entra lá na de material a ser usado. Você tem algum livro que as páginas se soltaram sozinhas ou com um pouco de manuseamento? O acabamento é de má qualidade. Livros grandes, na quantidade de páginas, requerem um material mais resistente. Mais uma coisa para influenciar no preço do livro. Algumas editoras gostam da ideia de dividir livros assim, aconteceu com Outlander — que eu acho que, de fato, foi necessário —, e está acontecendo com o 5º livro de Trono de Vidro — que eu acho desnecessário.

trono-de-vidro-5
Clique na imagem para ficar maior

Engraçado, né? Tem editora que acha que a gente é palhaço, ignorante e que vai engolir esses absurdos…

trono-de-vidro-5-tomo-ii
Clique na imagem para ficar maior

Depois de um pouco de revolta, vamos para a parte mais importante: como comprar aquele livro, que você quer desesperadamente, ou aquela lista sem fim com um preço legal?

DICA #1

Paciência, a palavra-chave na hora de comprar livros.

Eu sei como a gente fica desesperado para comprar a continuação de uma série, a nova obra de um autor, aquele livro que te chamou tanta atenção ou o que está sendo adaptado para o cinema. Eu sei, eu entendo! Só que não adianta sair correndo para a livraria mais próxima da sua casa. Na verdade, nem quando está tendo aquela promoção ou em dia de Black Friday.

DICA #2

Monitoramento, saiba se o livro está com o melhor preço.

Black Friday no Brasil é furada, você vai encontrar o livro um mês antes com o mesmo valor que na tal última sexta-feira de novembro. Pode ser que você encontre mais barato, mas como saber se está mesmo barato? Monitore o livro que você está querendo. No site da Amazon, você pode montar uma lista de desejos para monitorar o valor. O site mesmo vai dizer se o preço diminuiu ou aumentou, ele até envia e-mails sobre a variação dos produtos na lista. Pesquise em outros sites, levando sempre em consideração o frete, e faça listas escritas, se isso for o melhor método para você, ou gráficos no computador.

DICA #3

Eu quero mesmo esse livro?

Eu tinha o costume de sair comprando qualquer coisa que estivesse com um preço bom ou em promoção, mas hoje me pergunto se eu realmente vou ler o livro. Não adianta você comprar um livro que custa 10,00 reais e não ler. Saiba se você quer o livro e se você irá lê-lo, vale comprar um livro que está mais caro e que você irá ler do que um barato que só acumulará poeira.

DICA #4

Livros usados, não precisa comprar da loja para ler.

Seu livro precisa ser novinho? Acho que não. Ele precisa ter um bom preço. Há diversos grupos de troca e venda de livros no Facebook, eu participo de dois: Sebo Feminino e Venda e Troca de Livros — Sebo Manaus! Todos os livros que já comprei no Sebo Feminino estavam bem cuidados (até novos) e com o valor do frete incluso, mas como é um grupo nacional tenha cuidado com o vendedor e sempre peça mais fotos do livros para não ser surpreendido. Já o Sebo Manaus — procure um da sua cidade também — marquei em lugares como o shopping e a universidade para entregar e pegar.

DICA #5 – Para leitores e criadores de conteúdo na internet

Sites de desconto, não corra para o Google!

Não adianta jogar no Google que você quer desconto, ele vai te dar um monte de sites com descontos inválidos. Eu sigo a página Amo livros com desconto e nunca me desapontei, sempre consigo o desconto prometido com o código promocional que eles liberam. Para quem tem blog, site e canal, é bom sempre conseguir aquele dinheirinho para manter o seu projeto, para ajudar a dar aquele upgrade no site ou até um sorteio para seus leitores. Afilie-se às lojas dos produtos que divulga, afinal, você está divulgando um livro e não ganha nada por isso. Coloque o link nas suas postagens e receba uma porcentagem das vendas realizadas com a sua divulgação.

Agora vamos para a parte prática!

SAMSUNG CSC

Eu fiz algumas comprinhas em janeiro e fevereiro, ainda não chegou tudo, mas o suficiente para nós fazermos um book haul interessante.

Lá estava eu feliz da vida quando vi que a Saraiva estava fazendo a Semana do Livro, vários livros com desconto e desconto progressivo de até 30%, e que se eu comprasse pelo link da página Amo livros com desconto ainda ganhava mais 15% de desconto em um dos livros. Peguei a minha lista de livros desejados e comecei a pesquisar para ver se compensava comprar mesmo e o resultado foi esse:

Vamos fazer a continha:

  • Corte de Espinhos e Rosas: R$ 29,90 por R$ 12,72
  • A Bela e o Ferreiro: R$ 34,90 por R$ 14,32
  • A Besta: R$ 49,90 por R$ 25,92
  • Conquistada Por Um Visconde: R$ 39,90 por  R$ 20,72
  • Corte de Névoa e Fúria: R$ 49,90 por R$ 22,32
  • O Lado Bom de Ser Traída: R$ 39,90 por R$ 25,52
  • Amor & Amizade: R$ 37,90 por R$ 18,16
  • Uma Dama Imperfeita: R$ 39,90 por R$ 25,52

Total pelo preço de catálogo: 322,20 reais

Total pago pela compra: 165,20 reais

Total de desconto: 157,00 reais (aproximadamente 49%)

Antes de eu fazer essa compra, eu tinha comprado o meu Box Premium de Quarteto Smythe-Smith na Cultura. No desesperoeu comprei na primeira loja que começou a vender. É de conhecimento geral que a Cultura é um assalto, sendo assim, eles estavam vendendo de 158,60. Algumas semanas depois, a Saraiva estava vendendo por quase 130,00. Meu mundo caiu quando a bendita página Amo livros com desconto anunciou um desconto de 25%, fora o desconto da própria submarino. Cancelei meu pedido na Cultura e comprei na Submarino no mesmo dia.

SAMSUNG CSC

Como eu comprei outro livro, que está em pré-venda ainda, não precisei pagar o frete e eles enviaram o box assim que foi lançado. No fim das contas, eu  paguei 90,41 no box que custava 158,60. Como os 25% de desconto eram nos lançamentos, o outro livro que eu comprei, de 39,90, saiu por 29,90. Ainda bem que consegui cancelar, teria ficado com isso na cabeça para sempre. E o que vem no tal box:

Se valeu a pena? Valeu super a pena! Cada livro ficou por 22,60 🙂

E fora os que eu comprei, também recebi alguns livros de parceria que estavam atrasados 4 meses…

Editora Arqueiro:

  • Meio Rei, de Joe Abercrombie
  • A rainha das trevas, de Anne Bishop

Editora Gutenberg:

  • Sissi, a imperatriz solitária, de Allison Pataki

Parceria com o autor:

  • Tutor, de Sue Hecker

Espero que tenham gostado!

Beijos, May.

15 thoughts on “Dicas: Quer aprender a comprar livros baratos?”

  1. DICA #6: E-Readers. Precisamos mesmo de livros FÍSICOS ou só queremos alimentar a ostentação? Por que não investir num Leitor de Livros Digitais e economizar a médio e longo prazos com a compra de livros a partir de R$ 0,99?? Ou assinar um plano como o Kindle Unlimited? Só tô dizendo…

    Curtir

    1. Fora que e-book não é barato de verdade, muitas vezes eu me deparei com um e-book mais caro do que o livro na Amazon. Estou tentando comprar o e-book de Golias (o último da trilogia Leviatã), que eu faço questão de ler no Kindle, e é tão caro, mas o livro físico também é tão caro…

      Curtido por 1 pessoa

    2. Eu não consigo realmente necessito do livro físico. Não sei explicar, gosto de tocá-lo, cheirar…
      Não sei explicar… Sei que seria uma economia de dinheiro e espaço, mas realmente não consigo.

      Curtido por 2 pessoas

  2. Amei as dicas.
    No momento, estou praticando a dica #1, paciência, estou doida varrida pelo box Quarteto Smythe-Smith, desde quando eu soube que ia ser lançado,mas no momento, não estou podendo comprar, então, paciência.
    Eu sei que é comum ler livros digitais, mas eu não consigo gente, já tentei, não consigo, prefiro os livros físicos, gosto de sentir o cheiro, admirar a capa, sentir a textura das páginas.
    È uma sensação tão gostosa, você chegar em casa depois de um dia exaustivo de trabalho, e encontrar o pacote (que você esperou por semanas) te esperando em cima da cama. Indescritível. ❤

    Curtir

    1. Nooossa!
      1. Eu entendo, paciência. É triste, já que o box é maravilhoso e incrível, mas se eu ver um preço bom eu te aviso.
      2. Eu amo ler no meu e-reader, parece que eu leio mais rápido até, mas tenho a mesma paixão pelo livro físico. Só reparei nisso ao ler recentemente o Escândalos na primavera, o livro é de excelente qualidade, a textura do papel é divina, a impressão tão bem feita…
      3. Correio é a minha maldição, demora e eu xingo o carteiro e o cara do caixa, mas quando chega é, como você disse, indescritível!
      Beijos!!

      Curtir

  3. A maioria das pessoas não tem paciência orara pesquisar. Realmente existe livros caros, mas também conseguimos compra-los por um preço legal se soubermos onde procurar.
    Meus amigos costumam me consultar sobre os valores 😂😂
    Tenho uma paciência abaurdar paravfaxer compras, achar livros, Dvds e CDS considerados raros.
    E por buscar certas edições antigas ou raras, comecei a frequentar Sebos ano passado. O resultado foi maravilhoso!
    Achei relíquias por preços lindos!
    E descobri vários atuais por preços justos também (não generalizando, pois, já tomei cada susto nos sebos).
    Geralmente compro por sites, algumas vezes nas lojas físicas, mas confesso que compro muito mais online. Pesquiso calmamente, pois, ainda tem a questão do frete que às fezes não está em conta.
    Comecei também a usar o OLX e grupos de vendas e trocas de livros.
    O meu “O chamado do Cuco” comprei ano passado em um grupo. Paguei 20,00 já com o frete. E ele encontra-se novinho! Nem parece que foi usado.
    Ah! É bom ficar de olho em lojas como a Americanas, direto fazem promoção. Não tem variedade, mas no mês passado comprei um livro da Elizabeth Gilbert (que eu amo) de 35,00 por 5,00. 😊

    Curtido por 1 pessoa

    1. Alguém que me entendi! Eu aprendi a comprar quando comecei a pesquisar valores para a minha tia e as amigas que são enfermeiras, depois passei a procurar para o pessoal de medicina. Os livros desse pessoal são absurdamente caros! Sempre perguntou se tem problema ser de sebo, às vezes nem compensa…

      Bjs!

      Curtir

Gostou? Não gostou? Deixe seu comentário, vamos ficar muito felizes em respondê-lo!

