Livros, Parcerias, Resenha da Leitura, Resenhas

Resenha da Leitura: A cadeira de prata, C. S. Lewis

Será que alguém não reconhece este título? Então vai reconhecer agora! A cadeira de prata é o sexto livro de As Crônicas de Nárnia. Agora sim, né? Haha…

A Resenha da Leitura este mês nos propõe um retorno à magia de Nárnia.

AS_CRONICAS_DE_NARNIA_A_CADEIRA_DE_PRATA_1230841051P

A Cadeira de Prata

As Crônicas de Nárnia # 06

C. S. Lewis

Ano: 1997 / Páginas: 208
Idioma: português
Editora: Martins Fontes

“’Como se chega até lá?’, perguntou Jill, tentando encontrar um jeito qualquer de fugir daquela escola horrível. ‘Do único modo possível’, sussurrou Eustáquio, ‘por magia’. Então deram-se as mãos e, concentrando toda a sua força de vontade para que algo acontecesse, viram-se de repente à beira de um alto precipício, muito acima das nuvens, na terra encantada de Nárnia. Assustada e confusa, Jill fica horrorizada ao ver Eustáquio perder o equilíbrio e cair. Imediatamente, porém, ela sente ao seu lado uma presença calorosa. Era o Leão.”

Antes de tudo eu gostaria de esclarecer algo que muitas vezes confunde a todos. Porque lançaram primeiro o segundo livro e agora já vão lançar o sexto. Então, um exemplo de algo parecido é Star Wars. Existem duas ordens que podem ser seguidas, a ordem cronológica, que é a ordem pelos fatos, e a ordem de publicação dos livros, nesta ordem que foram lançados os filmes.

074460

Os fãs ávidos de Nárnia vibram a cada nova e escassa informação que sai sobre o novo filme. Pulos de alegria foram dados quando foi confirmado que o roteiro do filme A cadeira de Prata estava pronto! Um alívio. O roteiro foi assinado por David Magee (As aventuras de Pi, Em busca da Terra do Nunca), mas vale ressaltar que estamos nos iludindo sim com apenas isso, pois fora o roteiro não existe nada mais fechado ainda, elenco, gravações, nada.

Estamos desde já aguardando mais do que nunca por este retorno épico de uma de nossas sagas favoritas. O roteirista adianta que A Cadeira de Prata será como o início de uma nova franquia, personagens totalmente novos vão ser abordados no filme. Por isso, precisamos falar de A Cadeira de Prata.

No sexto volume de As Crônicas de Nárnia não vamos encontrar nenhum dos antigos reis e rainhas de Nárnia que tanto amamos. Desta vez é Eustáquio quem protagoniza a história. Anteriormente levado à Nárnia com seus primos, Eustáquio aprendeu muito e mudou depois de viver suas aventuras em Nárnia (até virou um dragão!). Agora, juntamente a Jill Pole, ele retorna à Nárnia enquanto fogem dos valentões de sua escola.

“Chorar funciona mais ou menos enquanto dura. Porém, mais cedo ou mais tarde, é preciso parar de chorar e tomar uma decisão.” (pág. 25)

Jill está triste e desamparada quando Eustáquio a encontra e revela os segredos de suas aventuras nesta Terra que Jill nunca ouviu falar. A garota logo resolve acreditar em Eustáquio, devido à sua grande vontade de estar em outro lugar melhor. É então que ambos vão parar em Nárnia, mas aquela Nárnia parece diferente, décadas se passaram e nem o próprio Eustáquio reconhece muito.

Logo de cara Eustáquio cai de um grande penhasco e Jill se vê frente a frente com o grande Aslam. Aslam conta a Jill que eles foram chamados à Nárnia para uma missão e lhe passa os passos que eles devem seguir para realizar esta missão, logo em seguida Jill é soprada do penhasco por Aslam, ao encontro de Eustáquio.

WP_20170412_11_36_06_Rich

Décadas se passaram em Nárnia desde a última vez que Eustáquio esteve ali e por isso tudo acaba dando errado desde o começo de sua missão. É após uma reunião no corujal, na calada da noite, que eles são direcionados ao caminho mais correto. Eles devem sair em busca do príncipe perdido de Nárnia.

“Estou do lado de Aslam, mesmo que não haja Aslam. Quero viver como um narniano, mesmo que Nárnia não exista.” (Pág. 160) (MELHOR FRASE DE TODAAAAAS).

É então que eles vão de encontro ao melhor personagem do livro e de toda a saga (em minha opinião), Brejeiro, o paulama. BREJEIRO, EU TE VENERO. Tá, parei. É com a ajuda desse paulama, que possui seu jeitinho peculiar de ver a vida, que eles saem em busca de realizar sua missão. Vamos acompanhar muitas aventuras com esse trio, uma visita aos gigantes amigáveis não tão amigáveis, o Senhor do Tempo, feiticeiras, um povoado estranho, uma cobra verde, uma rainha e muito mais.

“Terminada a imensa refeição, um poeta cego contou uma historia chamada O cavalo e seu menino, que se passava em Nárnia e no reino dos calormanos, na Idade de Ouro, quando Pedro era o Grande Rei em Cair Paravel.” (Pág. 46)

A leitura é bem fácil e gostosa, você vai se deliciando em cada página e catando as maravilhosas referências aos livros anteriores, que fazem bater aquela nostalgia. Diversão garantida na Leitura!

Bjão,

Roh.

 

Anúncios

4 thoughts on “Resenha da Leitura: A cadeira de prata, C. S. Lewis”

  1. Que nostalgia… Não faz muito tempo que terminei de ler “As crônicas de Nárnia”, tenho o volume único, é tudo tão gostoso de ler.
    Concordo que essa é realmente a melhor frase ! E o brejeiro? Ri muuuito com a maneira dele de enxergar as situações.
    Nárnia é linda!

    Curtir

  2. Você disse fãs de As Crônicas de Nárnia?
    Muio prazer, Samanta Samy!
    O meu é volume único. Acho a capa do livro lindíssimo!
    Costumo dizer que esse é um daqueles livros que o mundo inteiro deveria ler.
    Foi o primeiro livro que comprei pela internet, com o meu segundo salario (na época jovem aprendiz) do meu primeiro emprego rs.
    Os filmes? Não superei até hoje!
    O primeiro é o meu preferido (amém Tilda Swinton).

    Curtir

Gostou? Não gostou? Deixe seu comentário, vamos ficar muito felizes em respondê-lo!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s