Resenha da Leitura

Resenha da Leitura: Edgar Allan Poe

Se você é fã de livros de terror com certeza já passou por Edgar Allan Poe, se ainda não passou você tá fazendo isso errado, faz de novo. Edgar Allan Poe é como o fundador do terror, o grande mestre inspirador da literatura clássica, seus contos são lembrados e estudados a todo tempo.

WP_20170708_20_22_41_Rich

Caso você não leu terror ainda e está querendo começar a ler, está aqui um bom ponto de partida. Eu sempre quis ler Poe, porém eu nunca sabia onde ler algo bastante fiel a ele, até que a DarkSide lança essa edição especial com vários de seus contos, foi tiro certo para mim, era tudo do que eu precisava e almejava.

A edição especial da DarkSIde é lindíssima, em sua capa dura muito bem desenhada podemos ver que o livro faz parte da coleção Medo Clássico da editora e logo ao fundo podemos reparar no “Volume 1” e já ficar no aguardo de um segundo volume.

WP_20170713_15_47_41_Pro

Começamos com uma belíssima introdução sobre a vida no geral de Edgar Allan Poe, quem foi ele, como surgiram seus contos, sua vida amorosa e morte. Em seguida podemos conferir 15 de seus contos divididos em cinco sessões.

Na primeira sessão, intitulada Espectro da Morte, nós vamos ler a famoso conto O poço e o pêndulo, além de mais três outros contos onde podemos conhecer histórias rodeadas pela morte, sentimos como a morte pode ser algo que está logo ali à nossa volta, imperceptível, traiçoeira e certeira.

Em Narradores homicidas começamos com chave de ouro com O gato preto, um dos melhores contos que já li do autor, temos em primeira pessoa a narração de assassinos e os crimes que ali cometem, Poe nos mostra como a monstruosidade humana muitas vezes supera o horror sobrenatural, movidos pela sede de vingança com total brutalidade, insensatez e vaidade.

O sétimo conto é Os assassinos da rua Morgue, abrindo a sessão Detetive Dupin, é onde conhecemos esse excêntrico detetive que nos lembra bastante Sherlock Holmes e Hercule Poirot, foi a partir do Dupin de Poe que se teve origem esse estereotipo de detetives com grandes habilidades dedutivas e de observação, fora os hábitos excêntricos.

WP_20170713_15_43_00_Rich (2)

Mulheres etéreas é o título da quinta sessão do livro, Poe diz que “Não existe nada mais poético do que a morte de uma mulher”. É assim que conhecemos os contos Berenice, Ligeia e Eleonara e descobrimos como as mulheres vivas que estão quase mortas acabam morrendo e voltam à vida para morrer mais uma vez.

Na última sessão de contos temos o Ímpeto Aventureiro, onde Poe mostrou o quão deliciosamente diabólico pode ser seu humor.

A edição especial da DarkSide ainda nos traz ao final a versão original do famoso conto O corvo, um estudo sobre o conto e as versões traduzidas por Machado de Assis e a de Fernando Pessoa. Ainda temos o direito de algumas imagens da casa de Poe.

Quem me conhece sabe como eu tenho medo de histórias de terror, mas Poe sempre me despertou muita curiosidade e eu as leio sem medo e sim com total admiração de como são incrivelmente bem escritas. Então é um livro super indicado tanto para os amantes do terror quanto para os que passam longe, leiam Edgar Allan Poe, faz parte da vida.

Bjão, até mais.

8 thoughts on “Resenha da Leitura: Edgar Allan Poe”

  1. Ai ai ai… Eu estou fazendo isso do jeito errado!!!
    Adoro livros de terror, e as obras do Edgar são super recomendadas.Essa edição está linda!
    A Darkiside deixa meu bolso vazio e o meu coração feliz. Já vai para a minha lista, vou fazer isso do jeito certo, rs.
    Abraço!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Também não, morro de medo! Contudo, o Poe leva o estilo dele mais para o horror do que para o terror. Ele quer te espantar, criar a expectativa e relacionar a algo profundo junto ao cerne do ser humano. E, Joyce, o horror ou terror do século XIX e início do séc. XX não é aquela coisa que te faz tremer de medo. Agora, eu amo os poemas dele. é sempre algo obscuro, bem dark.

      Curtir

Gostou? Não gostou? Deixe seu comentário, vamos ficar muito felizes em respondê-lo!

