Resenhas

Resenha: Androides sonham com ovelhas elétricas?, de Philip K. Dick

Oie! Tudo bem com vocês?

Hoje trago resenha de um dos meus livros favoritos que foi relançado ano passado: “Androides sonham com ovelhas elétricas?”de Philip K. Dick. É um livro distópico de ficção publicado pela primeira vez em 1968.

WhatsApp Image 2018-01-18 at 22.33.03O livro fala de uma guerra chamada Terminus, a qual ninguém sabe quem começou nem o porquê aconteceu exatamente, e por esse motivo o planeta Terra encontra-se destruído com sua fauna e flora praticamente extintos por conta da alta radiação que quando não mata, aleija. Por isso as pessoas são instruídas a partir para as colônias em Marte e, embora a grande maioria o faça, uma pequena parte decide ficar nas ruínas da Terra  mesmo correndo o risco de ser classificada como especial (pessoas com danos cerebrais causados pela poeira radioativa).

Quem decide ficar na Terra exerce  profissões tão comuns como as de hoje em dia: apresentadores de tv, taxistas, radialistas  e também os caçadores de androides, assim como o nosso protagonista Rick Deckard.

O maior sonho de Deckard é ter um animal de verdade e não um elétrico, pois na Terra de 1992 com a fauna praticamente extinta, um animal verdadeiro é sinal de status social. Ou seja, para ser aceito e bem visto o sujeito precisava comprar e cuidar de um animal verdadeiro.

Enquanto não consegue o dinheiro necessário para isso ele tem uma ovelha sintética com a qual engana seus vizinhos, e sente-se muito mal por isso. A obsessão é tanta, que ao longo da história constantemente consulta o catálogo dos preços e raridade dos animais. Esse é o principal motivo pelo qual aceita o trabalho de aposentar o androide Nexus-6, que irá lhe render um bom dinheiro.

O androide Nexus-6 é um dos mais avançados e quase não se consegue diferenciar de um ser humano verdadeiro  e por isso é importante que sejam “aposentados” para que não enganem ou tomem o lugar de um humano, entre outras coisas.

Um androide equipado com uma estrutura cerebral dessas poderia assumir qualquer uma das quatorze reações e posturas básicas. Bom, nenhum teste de inteligência pegaria um andy desses.

Durante toda sua jornada, Deckard, que até então não se mostrara em nenhum momento adepto do Mercerismo — religião/seita com intuito de fazer com que você se sinta em sintonia com outro —, aos poucos vai se entregando a ela e se questionando se realmente suas ações não importam, se elas são justificáveis e o que importa são apenas os resultados.

Blade Runner 2049

Houve um filme adaptado desse livro em 1982, Blade Runner: o caçador de androides, no qual Harrison Ford faz o papel de Deckard, porém não é fiel ao livro pois dá mais ênfase aos androides.

Em 2017, houve um segundo filme, Blade Runner 2049, que dizem ser um pouco mais fiel ao livro, porém é preciso assistir ao filme anterior  para compreender a continuação.

No mesmo ano (2017), a Editora Aleph lançou uma edição especial de 50 anos do livro e tive a oportunidade de comprar na Black Friday por um preço muito bom! O livro é capa dura com uma jacket incrível, algumas ilustrações fantásticas com uma diagramação impecável. Qualquer fã de ficção científica deve tê-lo em sua coleção.

Muito mais que um livro sobre ovelhas elétricas, trata-se de um livro sobre empatia, sobrevivência, religião e seu fanatismo, e as interações sociais como um todo. Super indico a leitura, tenho certeza que irão gostar.

Então é isso, até a próxima 🖖


FICHA TÉCNICA

Título: Androides Sonham com Ovelhas Elétricas? (Blade Runner – 50 Anos)

Autor: Philip K. Dick

Editora: Aleph

Páginas: 336

Ano: 2017

Adicionar: Skoob

Comprar: Amazon

Anúncios

10 comentários em “Resenha: Androides sonham com ovelhas elétricas?, de Philip K. Dick”

  1. Sempre que fazem um filme adaptado de livro nós q somos fãs corremos um grande risco de nos decepcionar. Confesso que não tenho nenhum livro de ficção científica pois nunca me interessei. Bjs e sua resenha está excelente.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oi Joyce!
      Sim, é verdade sobre as adaptações cinematográficas, quase sempre decepções ^^”
      Eu também não curtia muito ficção científica, mas depois que dei uma chance passou a ser um dos favoritos xD
      Que bom que gostou da resenha 😉
      Bjos!

      Curtir

    1. kkkkk, e eis a grande questão né?
      Também curto uns spoilers rsrsrs…vou colocar a resposta lá embaixo tá?

      ALERTA DE SPOILER

      .
      .
      .
      .
      .
      .
      .
      .
      .
      .
      .
      na verdade ele acaba encontrando um animal mais raro que a ovelha, no deserto.E não, ele não compra a ovelha u.u”
      =**

      Curtir

  2. Sabe a coisa mais estranha da vida, Karla?

    Eu li muito sobre Philip K. Dick, muito mesmo, de uma forma mais tecnicista, mas nunca li nada dele! Eu sinto muita vontade de ler, todo bom amante de ficção-científica parece ter lido. Estou me sentido excluída…

    Nem preciso repetir que estou morrendo de inveja da sua edição, né?

    Beijos, May.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Hahahaha,xD
      E sabe como conheci Philip K. Dick?
      Eu tinha completa aversão a ficção científica ,há 3 ou 4 anos , e escolhi essa obra dele para um desafio literário que pedia um livro de um gênero que não gostasse tanto…Me apaixonei pelo gênero desde então.
      Na época li em ebook e iria comprar aquele da coleção mas não resisti e comprei essa edição na Black Friday,linda e barata rsrsrs :3
      Bjos!!

      Curtir

  3. Queria muito ter comprado esta edição lindíssima, mas acabei por aproveitar uma promoção como livro de capa normal mesmo… rs 😉
    Espero ler após este momento romântico… (O diário do Mr.Darcy… A baronesa descalça… :* )

    Curtir

Gostou? Não gostou? Deixe seu comentário, vamos ficar muito felizes em respondê-lo!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s