Resenhas

Resenha: Capitão Feio – Identidade, de Magno Costa e Marcelo Costa

Oi, tudo bem com vocês? Recentemente voltei das férias e perdi o foco nas leituras, mas já estou voltando com tudo. \o/

Como sou a louca das Graphic Novels, HQs e mangás, hoje trago resenha de uma Graphic Novel de um personagem que muitos de vocês (e eu também) conhecem como o vilão das historinhas do Cascão: Capitão Feio. Mas como será que ele se transformou no que ele é?

WhatsApp Image 2018-02-11 at 20.18.10

A história começa com o personagem andando no lixão quando encontra uma bota e uma luva de boxe, para logo em seguida sair voando pela cidade para um lugar distante, o qual ele chama de lar: um bueiro escuro e fétido no recanto mais isolado da cidade.

Não lembro quando entrei nessa vida. Mas vivo um dia de cada vez, sem nome e sem passado. Afastado da correria e do caos da sociedade, afastado do mundo e escondido aqui embaixo.

Sem ter qualquer ideia de quem seja, mora no esgoto e lá embaixo sente-se à vontade e também treina suas habilidades, poderes incomuns dos quais ainda não sabe a origem.

Em mais um dia  garimpando no lixão, ele encontra uma revistinha do Capitão Pitoco, e tem a sensação de já ter visto aquilo em algum lugar quando um funcionário do aterro lhe chama a atenção para sair dali, sem paciência levanta voo e é aí que um caos começa a se formar em torno da sua existência.

WhatsApp Image 2018-02-11 at 19.32.07Um helicóptero da televisão passa no exato momento em que ele levanta voo e quase colide com ele, mas ele lança uma parede de sujeira e consegue desviar mas não acontece o mesmo com um avião que estava pousando. Os repórteres o filmam e seu vídeo repercute nas mídias sociais,  o julgam por sua aparência, e começam a lhe chamar de Feio.

Na fuga, uma tempestade o pega de surpresa e ele perde temporariamente seus poderes e então entende que eles se fortalecem do lixo.

Logo depois ele aparece em outra situação, e cansado de fugir e ser discriminado, enfrenta a polícia e  toma para si o papel de vilão: Capitão Feio.

No geral é uma história bem desenvolvida e tocante que nos leva a refletir sobre questões sociais: pessoas que não têm onde morar e são marginalizadas pela sociedade, mesmo quando tentam fazer o bem, são discriminadas sem chance de defesa.

Os traços são incríveis, história boa e aparecem várias referências a alguns personagens e histórias da Turma da Mônica. O final tem um plot twist (algo inesperado) muito legal, que curti muito. Mas deixo aqui uma ressalva: a “origem” do personagem foi pensada pelos irmãos que escreveram a Graphic Novel, baseada tão somente nas pesquisas que fizeram sobre o personagem, não é uma concepção do seu criador Mauricio de Sousa.

Recomendo se você gosta da Turma da Mônica e procura uma leitura rápida e um pouco diferente do habitual.

Então é isso, até a próxima 🖖


FICHA TÉCNICA

Título: Capitão Feio – Identidade

Autor: Magno Costa e Marcelo Costa

Editora: Panini

Páginas: 100

Ano: 2017

Adicionar: Skoob

Comprar: Amazon

Anúncios

9 comentários em “Resenha: Capitão Feio – Identidade, de Magno Costa e Marcelo Costa”

  1. Hoje eu estava andando pela Leitura e não é que eu tava com uma vontade de ler uma HQ? Apesar de eu curtir uma coisa mais GWL PWR, o conceito dessa resenha, além de ser algo que fuja da bolha de hype das HQs populares, conta uma história com raiz de crítica social (coisas que muitas outras histórias também discutem, mas essa está meio explícita, sem tantas entrelinhas para poder percebê-la… pelo menos eu entendi isso haha). Além dela ser nacional… ❤ e "ser" do universo da Turma da Mônica, o que é muito fabuloso sim.

    Dessa linha de HQs da Turma da Mônica, eu li "Vida", que fala sobre o Penadinho… nossa, uma leitura de 10 minutos, mas muito rica, tanto em questão do visual, quanto do enredo! Quero ler do Bilu tbm.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oi Ket!
      Ahhh fazia tempos que queria ler uma HQ da Turma da Mônica com esse novo estilo. “Vida” e “Laços” e o do Bidu também estão na minha lista.
      Realmente você “pegou” a essência dessa historia do Capitão Feio e fico feliz que tenha gostado!
      Obrigada pelo comentário e se puder leia essa do Capitão Feio sim ^^
      PS: Se quiser me indicar alguma HQ ,fique à vontade =)

      Curtir

Gostou? Não gostou? Deixe seu comentário, vamos ficar muito felizes em respondê-lo!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s