Universo do leitor

Leia.Seja | Manias de leitor…

Olá, leitores! Tudo bom com vocês?

Eu tenho que parar com a minha mania de empilhar livros! O problema é que há toda uma psicologia por trás desse meu acumulo de pilhas de livros, que ficam estrategicamente alocadas em lugares onde eu não poderei ignorá-las. É como se o meu cérebro dissesse para o meu ‘eu’ preguiçoso “Ei, tem um monte de livros aqui, muitas leituras que você precisa fazer, vamos parar de procrastinar e diminuir o tamanho disso!” e o meu cérebro diz para o meu lado consumista “Ei, você tem milhares de livros novos naquela pilha! Você não precisa comprar mais nada”. Essa mania incomoda muita gente na minha casa…

Obviamente, eu tenho manias mais brandas. Aquelas típicas de leitor, sabe? Por exemplo, eu “preciso” combinar a cor da capa com a flag (post-it) que eu vou usar para marcar as quotes dos livros. Eu ficava bem triste quando não conseguia fazer essa combinação, mas surgiu na minha vida um troço caro, chamado wash-tape, que dá para usar de flag também. Sendo assim, eu combino até o tom certo do azul e consigo dar outra função a essas fitinhas malditas que custam um rim.

2018-04-25 06.43.55 1.jpg

Quote: frase bonita, poética, caçada por diversos, distribuída para muitos e referenciada corretamente raras vezes. Ver também: citação.

Nunca tinha reparado que eu marcava coisas estranhas até a Lua, que acha que a minha casa é uma biblioteca, me perguntar qual o meu parâmetro de marcação. Gente, é estranho mesmo. Eu marco coisas pensando na resenha: lugares importantes, frases que repercutem a personalidade dos protagonistas, momentos que eu acho que devem ser citados e coisas assim.

Marcar o livro é algo muito subjetivo, o que você irá marcar e até a forma que você vai marcá-lo. É algo muito pessoal, eu comecei a me sentir incomodada com as minhas marcações e como as pessoas reagiriam a elas quando emprestam meus livros. Faz anos que a vaca da Lua me azucrina por causa das quotes e dos bilhetinhos que eu coloquei no meu O beijo das sombras. Mana, eu tinha 13 anos, me dá um tempo!

2018-04-25 06.43.54 1.jpg

Ah! Meus marca-páginas são tags que eu mesma fiz. Eu pensei nesse modelo de tag para o nosso primeiro ano de Clube do Livro Manaus, cada mês era uma tag diferente e — no fim do ano — cada uma valia uma vez o nome no sorteio (estilo Colheita). Não importa que eu provavelmente tenha o marcador exato daquele livro que começarei a ler, não existe no mundo alguém que faça eu usar os marcadores da minha coleção. Eu os guardo dentro de uma caixa divididos por editora, claro, e bem conservados dentro de saquinhos. O que nos leva para a minha última mania de hoje, pois chega de expor as minhas loucuras na internet…

2018-04-25 06.43.55 2.jpg

Eu sou a louca colecionadora de brindes literários, sim! Seja os de evento ou recebidos da editora ou aqueles que você ganha se comprar o livro na pré-venda, tenho tudo guardado. Eu adoro abrir as gavetas e mexer nas coisas, pegar ideias para brindes de outros eventos que terei que fazer. Algumas vezes eu não consigo guarda os dos eventos que faço, acontece muito com as ecobags de Romances de Época e com cadernetas. Acabo distribuindo tudo ou sorteando em outro evento ou para vocês quando sobra. Eu me sinto meio triste e incompleta quando não tenho todos os marcadores de uma série ou de um autor, mas é a vida.

Então, essas são algumas das minhas manias… O que vocês acharam? Quais manias de leitor vocês têm?

Beijos, May

4 comentários em “Leia.Seja | Manias de leitor…”

  1. Vamos unir o útil ao agradável, como foi meu aniversário ontem e vc tem vários livros empilhados, eu aceito tds eles de presente, pode me dar q ficarei muitíssimo feliz.
    Acredito q nós sempre temos manias eu arrumo meus livros pela ordem, os q não possuem continuações eu arrumo por tamanho, jamais em hipótese alguma fazer orelha no livro para isso inventaram os marcadores e claro q tenho a mania de sofrer qdo eu empresto um livro.
    Bjs May.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Vício de leitor é difícil de largar mesmo…
    Eu organizo meus livros por séries, ou costumava organizar assim, estou tão sem espaço que acabei fazendo umas pequenas pilhas. Quando eu comprar uma estante maior, pretendo arrumá-los por gênero.
    Uso os marcadores que ganhei do blog, os repetidos (claro), os que eu mais gosto estão muito bem guardados…
    E por último, acho que o maior problema do leitor é conseguir largar o livro, mana eu peguei “O príncipe corvo” (que estava desde setembro me esperando) ontem, fiquei colada no livro desde que cheguei do trabalho e só consegui largar depois de só faltar dois capítulos para terminar, hoje quando eu chegar do trabalho termino… Que livro UAU!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oi, mana!

      Eu gostei bastante de O príncipe corvo, falta eu ler o terceiro e último dessa série antes de resenhar. O segundo é MUITO bom!

      Eu organizava por editora, mas tb estou sem espaço e faço o que dá…

      Eu adoro usar essas tags que eu fiz, fica lindo com o fio pendurado para fora. Eu tb defini quais são para quais gêneros. Por exemplo, o florido vermelho com fio dourado uso para livros de Romances de Época.

      Bjs 😘

      Curtir

Gostou? Não gostou? Deixe seu comentário, vamos ficar muito felizes em respondê-lo!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s