Indicações

Vamos falar sobre Rick Riordan

Estava eu me preparando para fazer uma resenha de Magnus Chase que prometi para a May quando eu parei e pensei, deuses, todos os livros do Rick possuem tanta diversidade, como eu posso escolher e falar apenas de um?!

Foi assim que eu acabei começando a escrever este texto.

Conhecemos o nosso querido Tio Rick quando ele nos escreve sua primeira saga Percy Jackson e os Olimpianos (5 livros). Até então era apenas algo que Rick queria escrever para seu filho com TDAH e dislexia, criando assim um herói que também possuía TDAH e dislexia, mostrando ao seu filho que todos podemos ser heróis. Só aí uma lagrima já cai, né, mas foi então que ele não parou por aí. Calma, vamos já chegar na representatividade LGBT.

Com o tremendo sucesso dos livros, Tio Rick resolveu continuar, mas não apenas com uma nova saga e sim duas! Tio Rick então lança uma trilogia baseada na mitologia egípcia e com personagens com representatividade racial e também uma nova saga que dá sequencia à primeira saga de Percy, Os heróis do Olimpo (5 livros).

É em Os heróis do Olimpo que entramos mais no quesito LGBT com o amado personagem Nico di Angelo, personagem que já havia sido introduzido na primeira saga, mas que ganha maior destaque nesta continuação e podemos ver sua aceitação em ser gay.

Vocês pensam que Tio Rick parou por aí? Não mesmo, meus queridos. Rick Riordan lança mais duas novas sagas, a trilogia Magnus Chase e os deuses de Asgard e também uma sequência à saga principal, As provações de Apolo (5 livros).

Sobre Magnus Chase eu já quero começar com pisão: o segundo livro da trilogia, O martelo de Thor, ganhou em 2017 o Stonewall Book Awards, que é um prêmio da categoria infantojuvenil concedido pela American Library Association para obras que celebram a diversidade na literatura abordando a temática LGBT. Nada de palmas para Tio Rick, ele merece o Tocantins inteiro! Neste premiado livro nós conhecemos Alex Fierro, filha(o) de Loki. Alex possui gênero fluido, o que quer dizer que ela pode se identificar tanto como menino quanto como menina, dependendo de como ela se identifica naquele momento. Essa trilogia é um hino, além de Alex ainda temos um personagem surdo que usa linguagem de sinais, um anão fashion, uma Valquíria árabe-americana, entre outros. Toma diversidade!

Para finalizar (até o momento!) estamos na metade da saga de As provações de Apolo, e olha só que incrível, o protagonista desta saga é o próprio Apolo, uma representação incrível da bissexualidade! Coisa tão rara de vermos nos livros. No segundo livro da saga ainda conhecemos um casal de lésbicas que possuem uma filha adotiva! Ah, e sabe o Nico di Angelo lá do começo? Nesta saga ele esta em um ótimo, estável e feliz relacionamento com outro garoto. Pisa muito, Tio Rick!

Rick Riordan é um de meus autores favoritos da vida, não importa o que ele publicar eu estarei lá comprando e admirando. Vamos torcer para que tenhamos muito mais por vir. São tantos pedidos de representatividade que o autor recebe, que, por não poder falar de tantas culturas, ele resolveu criar sua própria marca e assim publicar outros autores que fazem fantasia envolvendo outras culturas. Já estão saindo as sagas abordando mitologia Maia, Hindu e Coreana!


Processed with VSCO with au5 presetSÉRIE ‘AS PROVAÇÕES DE APOLO’

AUTOR: Rick Riordan

LIVRO 01: O oráculo oculto

Amazon | Skoob

LIVRO 02: A profecia sombria

Amazon | Skoob

LIVRO 03: O labirinto de fogo

Amazon | Skoob

7 comentários em “Vamos falar sobre Rick Riordan”

  1. Até hoje a única coisa que li de Rick foi a série Percy Jackson.
    Para que exista respeito e aceitação entre as diferenças é necessário representatividade nos meios que possuímos, o fato de Rick abordar tais temas em seus livros é muito interessante, já que não é comum (eu acho) autores mostrarem essas questões nas suas histórias.
    As pessoas precisam entender que todos nós temos características e personalidades diferentes, e tudo bem não tem problema, não é porque eu sou de um jeito que o outro tem que ser também.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Exatamente Aline!

      Principalmente se tratando de literatura voltada ao público jovem, uma literatura fantástica.
      Eu percebi que eu nunca tinha lido uma resenha sobre os livros do Rick apontando essa diversidade.

      Curtido por 1 pessoa

    2. Eu acho incrível a mistura toda que ele tem feito unindo tudo, e de uma forma que envolve a fantasia das mitologias e a nossa realidade. Que homem, que homem.

      Curtir

  2. Eu nunca li nada desse autor, mas já gostei do fato dele abordar tantas características distintas. Infelizmente ainda vivemos num mundo totalmente preconceituoso e saber que um autor tão famoso como o Rick se preocupa em abordar temas fortes já nos dá esperança de que tempos melhores virão.
    E claro meus parabéns pela resenha Romulo.

    Curtido por 1 pessoa

  3. Oi!

    Nunca li nada do Rick. Cheguei a comprar alguns livros da saga Percy Jackson, mas após anos na estante resolvi passar adiante. Anos depois minha mãe me deu dois livros de uma outra série. Rodou, rodou e acabei passando adiante também.

    Nao tinha ideia da forte representatividade que rola nas obras dele, talvez se eu soubesse teria dado uma atenção aos livros, talvez não, tenho certeza!
    Fico feliz em saber que o autor explora essa diversidade.
    Fico imaginando esse público jovem pegando esses livros… Gosto assim sociedade! 🙌

    Muito, muito obrigada pela indicação!

    Acho que está na hora de conhecer a escrita do Rick.

    Abraços!

    Curtido por 1 pessoa

Gostou? Não gostou? Deixe seu comentário, vamos ficar muito felizes em respondê-lo!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s