Clube do Livro Contagiante

Clube do Livro | VOX, de Christina Dalcher, por Karla

VOX, escrito por Christina Dalcher, foi lançado em 2018 pela editora Arqueiro e é o livro escolhido para leitura coletiva comemorativa de 7 anos do blog Silêncio Contagiante.

SINOPSE

O governo decreta que as mulheres só podem falar 100 palavras por dia. A Dra. Jean McClellan está em negação. Ela não acredita que isso esteja acontecendo de verdade.

Esse é só o começo…

Em pouco tempo, as mulheres também são impedidas de trabalhar e os professores não ensinam mais as meninas a ler e escrever. Antes, cada pessoa falava em média 16 mil palavras por dia, mas agora as mulheres só têm 100 palavras para se fazer ouvir.

…mas não é o fim.

Lutando por si mesma, sua filha e todas as mulheres silenciadas, Jean vai reivindicar sua voz.

Uma recriação apavorante de O conto da Aia no presente e um alerta oportuno sobre o poder e a importância da linguagem.

— Marta Bausells, ELLE


SOBRE A LEITURA

Já tinha um tempo que gostaria de ler esse livro e quando foi proposto nosso Clube do Livro, agarrei  a oportunidade. Antes de começar essa leitura, minha ansiedade e expectativas estavam altas, e posso afirmar com certeza que foram atendidas.

VOX é questionador, intenso, perturbador e não é uma leitura muito fácil, pois não é algo que seja racionalmente fácil de aceitar e tampouco perceber que pode vir a existir um mundo tão opressor quanto esse que é descrito na história.

Imaginar que não podemos nos expressar, ou falar livremente fora da quantidade determinada como “aceitável” pelo governo machista e opressor me fez repensar em muitos dos meus atos de uma forma que compreendi que até o mínimo ato de votar, pode de uma hora para outra acabar com toda uma sociedade, crenças, liberdade e valores.

Queria muito soltar vários spoilers aqui para justificar coisas que achei, assim como algumas coisas que acho que poderia melhorar, mas não vou porque a experiência da leitura dessa obra é algo que vale a pena.

Li em algum lugar que o mundo de VOX seria absurdo na realidade, o que eu discordo. Atos de opressão, fanatismos e doutrinação de qualquer forma, além de estupidez é um passo a mais para quem sabe um dia, alguns grupos menos favorecidos, tenham seus direitos revogados e sejam apenas uma existência inócua na sociedade, sem poder opinar ou lutar por dias melhores. É assustador, e no entanto é uma leitura que indico com certeza. Ouso dizer que se tornou obrigatória na época em nos encontramos.

— Tenha cuidado, querida. Você tem muito mais a perder do que sua voz.


FICHA TÉCNICA

Título: VOX

Autor: Christina Dalcher

Editora: Arqueiro

Páginas: 320

Ano: 2018

Adicionar: Skoob

Comprar: Amazon

4 comentários em “Clube do Livro | VOX, de Christina Dalcher, por Karla”

  1. Olha, eu concordo contigo. Do jeito que as coisas estão, isso não é tão absurdo de acontecer, não. E eu tenho muito medo por isso. Sei que não sou mulher, por isso não posso falar por experiência própria, mas só a sinopse do livro já me dá calafrios. Se a gente não lutar contra o rumo que as coisas estão tomando, podemos acabar percebendo apenas quando for tarde demais. E não tem nada a ver com teorias da conspiração, tem a ver com a realidade do patriarcado fascista que mete a mão na nossa cara todo dia. Pode não acontecer de uma hora pra outra, mas que está acontecendo, ah, isso está!

    Curtir

  2. Tem 3 dias que terminei de ler e estou até agora impactada, pq não desse modo extremo q esta no livro mas vivemos uma época preocupante com várias intolerâncias espalhadas em nosso País, imagine por esse mundão que é imenso. Eu recomendo esse livro para ampliar a mente de várias pessoas que só se preocupam com a sua bolha. Ótimo post Karla.

    Curtir

Gostou? Não gostou? Deixe seu comentário, vamos ficar muito felizes em respondê-lo!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s